Curso de Formação Pré-Acadêmica da UFRB

Publicado: Sexta, 13 Abril 2012 19:01

Com objetivo de auxiliar estudantes que queiram ingressar no mestrado e doutorado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e em outras instituições, foi criado o Curso de Formação Pré-Acadêmica da UFRB. As inscrições estarão abertas de 16 de abril a 16 de maio.

Idealizado pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), o curso tem financiamento da Fundação Ford e Fundação Carlos Chagas. Para este ano, 30 vagas serão ofertadas. O público-alvo são graduados pela UFRB, egressos de outras instituições públicas de ensino superior situadas na região do Recôncavo, representantes dos movimentos sociais com graduação completa e oriundos de comunidades populares, rurais ou tradicionais.

Três etapas fazem parte do curso: a) formação geral que consistirá em aulas de português acadêmico, língua estrangeira instrumental (inglês) e metodologia de pesquisa e elaboração de projeto; b) programa de tutoria, com acompanhamento de professores; c) participação dos estudantes em atividades acadêmicas promovidas pela UFRB.

A carga horária do curso é de 180h e a primeira etapa acontecerá no campus de Amargosa. As aulas ocorrerão das segundas-feiras às sextas-feiras, das 19h às 23h e aos sábados, 8h30 às 12h30, concentradas nos meses de julho a novembro.

Confira o Edital Público do Curso de Formação Pré-Acadêmica: Equidade na Pós-Graduação 2012 e a Formulário de inscrição.