Conversa Afiada: Universidade e Povos Indígenas

Publicado: Segunda, 21 Mai 2012 16:16

A PROPAAE, em parceria com a PROGRAD, realizou no dia 12 de abril o evento Conversa Afiada: Universidade e Povos Indígenas.

A proposta de realização deste evento foi feita por um grupo de estudantes da UFRB que, conscientes do papel dos povos indígenas para a formação e consolidação de nossa cultura, pretendiam discutir a participação dos indígenas na Universidade e meios de assegurar o ingresso e a permanência destes de modo mais efetivo.

A conferência de abertura foi realizada pelo professor GERSEM LUCIANO, índio Baniwa e atual Coordenador Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação e Diretor-Presidente do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (CINEP), o qual fez uma retrospectiva da inserção indígena na Universidade e perspectivas futuras para o ensino universitário.

O evento contou também com a participação do professor FRANCISCO ALFREDO MORAIS GUIMARÃES (Coordenador do Observatório Escolar Indígena UFBA/UNEB), professora SUZANE LIMA COSTA (Coordenadora do Pet Comunidades Indígenas UFBA), professora JUREMA MACHADO DE ANDRADE SOUZA (Docente do CAHL/UFRB e pesquisadora associada do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro - PINEB/UFBA) e dos estudantes Indígenas da UFBA membros do PET Indígena.

Como parte do evento, houve a construção da "Xoça" que, na tradição Pataxó, é uma moradia nômade e temporária que simboliza a demarcação e a ocupação de um território. Atualmente, a "Xoça" tem tido caráter político na luta dos povos indígenas, e sua construção é uma manifestação em prol da afirmação e do respeito com a cultura e a etnia indígenas.

Conversa Afiada: Universidade e povos indígenas proporcionou reflexões, troca de experiências, socialização de culturas e compromisso por parte dos dirigentes da UFRB de criação de políticas mais inclusivas para os povos indígenas.

A proposta é que realizemos outros eventos de Conversa Afiada no decorrer de 2012 para discutirmos estratégias de inclusão e permanência de povos marginalizados na Universidade.

{phocagallery view=category|categoryid=12|limitstart=0|limitcount=0}