Projetos PROMOVER

Publicado: Segunda, 21 Outubro 2013 12:02

AMBIENTE VIRTUAL DE NIVELAMENTO

O Ambiente Virtual de Nivelamento (AVN) consiste na disponibilização de objetos de aprendizagem através de uma ferramenta de educação à distância (Moodle - inicialmente), onde os discentes poderão ter acesso a conteúdos prévios em relação às disciplinas, melhorando, assim, a condição necessária para absorção dos conteúdos abordados. Esses objetos de aprendizagem serão construídos sob a égide lúdica, onde o discente aprenderá brincando, e, ao final, o mesmo passará por um teste o qual apontará ou não sua aptidão na disciplina. A construção desses objetos e a manutenção desse ambiente de aprendizagem envolverão desde docentes, que indicarão o que deve ser de conhecimento do discente (usuário da ferramenta) para os componentes curriculares que ministra e a orientação para a construção destes, servidores técnico-administrativos, que por sua vez irão atuar no funcionamento da ferramenta de EAD, e bolsistas de pesquisa/extensão que serão os responsáveis pela construção dos objetos virtuais de aprendizagem. Vale destacar que, por seu caráter inovador, esse programa trará foco para UFRB nas questões tocantes à permanência estudantil, ensino mediado por tecnologia e nivelamento da classe discente.

PROJETO DE TUTORIA EM DISCIPLINAS BÁSICAS DA UFRB

A tutoria é um espaço reservado a estudos e discussões em grupo, sob orientação de um aluno tutor e que tem a missão de auxiliar o estudante tutorando a estudar e elevar os conhecimentos básicos do Ensino Médio essenciais ao entendimento das disciplinas dos primeiros semestres do curso. No entanto, a tutoria não pretende substituir a atividade de monitoria, e sim, trabalhar em conjunto com a mesma pois o aluno criará uma rotina de estudos das disciplinas básicas e será estimulado a acessar as aulas de Monitoria da graduação no semestre corrente. O Programa de Tutoria em disciplinas básicas da UFRB será composto por: tutorandos, que são os alunos egressos na UFRB com deficiência nos conhecimentos prévios de matemática; tutores, os quais devem ser alunos de graduação da UFRB com bom desempenho nas disciplinas básicas; orientadores dos tutores, os quais devem ser professores da UFRB das áreas de conhecimento da tutoria; e coordenadores da tutoria, os quais devem ser professores da UFRB dos cursos em que as disciplinas da tutoria sejam oferecidas.

WEBSITE DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO

O Website do programa de Nivelamento tem como objetivo criar um ambiente Web de integração e afiliação dos discentes e dos projetos vinculados à esse programa, no qual os alunos participantes possam acessar as informações e os conteúdos dos projetos do programa de forma fácil e rápida. Dentre esses projetos destacam-se a tutoria e o ambiente virtual de nivelamento, ampliando a comunicação entre professores e alunos tutores, além de trocar experiências com outros alunos tutorandos, criando mecanismos de empoderamento aos mesmos, tornando o mesmo capaz de comunicar-se com independência. O desenvolvimento e a manutenção desse website envolverá um professor orientador (o coordenador do projeto), que será responsável pelo conteúdo disponibilizado no site e orientará sua construção, e bolsistas, responsáveis pela construção e manutenção do site.