Seminário discute o ensino acadêmico de línguas como ação afirmativa

Publicado: Terça, 22 Outubro 2013 09:22

Por Rafael Lopes

Na última semana, entre os dias 15 e 16, foi realizado no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação - PRPPG do campus Cruz das Almas, o Seminário O Ensino Acadêmico de Línguas como Ação Afirmativa.

Com palestras, apresentações culturais e grupos de trabalho (GT's), o evento contou com discussões como A intelectualidade e o Ensino/Aprendizagem de Língua EspanholaWord Englishes: Um Novo Caminho para o Ensino de Inglês e Ensino Acadêmico de Língua Portuguesa como Ação Afirmativa.

Para a representante da Superintendência de Assuntos Internacionais - SUPAI da UFRB, Renata Santos, a iniciativa DA PROPAAE é genial e faz parte de uma demanda tremenda da Universidade. "Eu acho que a iniciativa da PROPAAE é muito importante; esse curso de línguas é o início de algo muito maior e a gente precisa ampliar esse diálogo para fazer esses cursos e seminários de línguas estrangeiras de forma contínua", afirma.

Santos ainda completa: "Só quando rompermos essa barreira da língua, que a UFRB vai se internacionalizar e se desenvolver".

O Seminário contou com a presença de professoras e alunos da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, de professores monitores do Programa de Desenvolvimento Acadêmico em Línguas da UFRB - que é oferecido às comunidades acadêmica e externa em parceria com a PROPAAE e da comunidade cruzalmense.

A estudante do curso de Letras com Espanhol da UNEB, Elizabete Serafim, que apresentou trabalho no Seminário, nunca tinha vindo a eventos na UFRB e achou o Seminário proveitoso. "Foi um evento muito importante porque é uma oportunidade de os alunos estarem mostrando suas pesquisas. É uma iniciativa que deve ser expandida muito mais", conclui.

Shirley Caldas, moradora da cidade de Cruz das Almas, também participou do Seminário e destaca a importância da participação da comunidade externa à Universidade em eventos acadêmicos como este.

"Acho a iniciativa de cursos de línguas muito lucrativa tanto para a comunidade quanto para os alunos da casa. Nós não participamos de quase nada que acontece aqui na UFRB e, de repente, quando participo de um encontro como esse, me deparo com um novo horizonte à minha frente", aponta.

O evento, de iniciativa da PROPAAE, contou com o apoio da UFRB, Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI) e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).