Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Painel debaterá racismo e intolerância religiosa na mídia

Publicado: Sexta, 17 Março 2017 14:05

O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, no próximo dia 21 de março (terça-feira), será marcado pela realização do painel “Nas lentes da exclusão: Racismo e intolerância religiosa na mídia”, a partir das 16 horas, no Teatro Vila Velha, em Salvador. O objetivo é discutir a presença negra na televisão, cinema, artes cênicas, imprensa e meios de comunicação em geral. A agenda integra as ações da Década Internacional Afrodescendente na Bahia e o calendário de 10 anos da instituição da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Card ok

A atividade contará com debatedores das áreas da mídia negra e digital, cineastas, jornalistas e militantes do movimento negro e de defesa da diversidade religiosa. Durante o evento serão discutidos caminhos para o combate aos crimes de racismo, ódio religioso e outras violações de direito no campo racial. O acesso é gratuito, com credenciamento no local e emissão de certificados aos participantes.

Sobre a data - O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência ao Massacre de Sharpeville. O fato ocorreu em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, quando 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais e limitações para sua circulação, uma medida notadamente discriminatória. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.  A data também marca a inclusão de Zumbi dos Palmares na galeria dos Heróis Nacionais, em 1997.

Serviço:

O quê: Painel “Nas lentes da exclusão: Racismo e intolerância religiosa na mídia”.

Quando: 21 de março de 2017 (terça-feira), às 16hs.

Onde: Teatro Vila Velha (Passeio Público/Campo Grande) - Salvador/BA.

Mais informações: Sepromi - 71 3103-1440.

Assessoria de Comunicação
71 3103-1410 / 9 9983-9721.

registrado em:
Fim do conteúdo da página