PROPAAE busca melhor atendimento na área de saúde para os estudantes da UFRB

Publicado: Segunda, 07 Abril 2008 16:01
No Campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia funciona uma Unidade de Saúde da Família, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cruz e a universidade. Os estudantes, servidores e comunidade utilizam os serviços do posto em caso de problemas de saúde, para prevenção de doenças, como vacinação, aferição de pressão, além de atendimento odontológico e distribuição de medicamentos.

Preocupados com o atendimento dos estudantes nas outras cidades onde a UFRB tem Centros de Ensino, a Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis convidou os secretários de saúde para uma reunião. A Assistente Social da PROPAAE, Priscila Carvalho, a Psico-pedagoga Joyce Lopes e o Coordenador do Núcleo de Assuntos Estudantis, Júlio César de Jesus, conduziram a reunião.

Secretários de saúde de Cachoeira, Mamede Dayube Neto; de Amargosa, Joseane Bonfim; e de São Félix, Odilon Real, que fez questão de estar presente, já que muitos estudantes escolheram aquela cidade pra residir, participaram do encontro, que contou com a presença de dois representantes do DCE: Leone Ricardo e Núbia Jesus e de Técnicos Administrativos dos Centros (CAHL, CCS e CFP) e da represetnante da comissão de saúde da UFRB, Ivonete de Jesus.

A Secretária de Saúde de Cruz das Almas, Maria Cecília Santos, a chefe do PSF localizado no Campus de Cruz, Aline Cerqueira e a Coordenadora Municipal de Saúde Básica, Aline Reis também participaram do encontro.

Como resultado desta reunião, será formada uma comissão composta por representantes da UFRB (PROPAEE, servidores e estudantes), secretarias municipais e DIRES (Diretoria Regional de Saúde) e das comunidades onde estão os Campi, para elaborar uma política de promoção à saúde, que deverá ser colocada em prática em breve.

Os secretários de saúde garantiram que, independente disso, os estudantes são sempre bem vindos nos PSF's das cidades onde residem.