O evento Todo dia é dia de “índio”: Diálogos sobre a atual conjuntura nas políticas indigenistas e o protagonismo indígena na UFRB é realizado no CAHL.

Publicado: Quarta, 08 Mai 2019 20:06

752f30ed d166 41eb badc 20e715d91ab1No último dia 6 de maio, o Coletivo de Estudantes Indígenas da UFRB com o apoio da Coordenadoria de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB promoveu o Evento: Todo dia é dia de “índio”: Diálogos sobre a atual conjuntura nas políticas indigenistas e o protagonismo indígena na UFRB.
As atividades foram iniciadas com um ritual de abertura realizado pelos estudantes de acordo com as tradições indígenas. Na sequência, ocorreu a Mesa de Discussão - Povos Indígenas: desafios, perspectivas e estratégias de resistência – que foi composta por: Taquari Pataxó – UFBA, Ronaldo Queiroz – UFBA, Flavia Xakriabá e Rudá Jenipapo (UFRB).
Na período vespertino, ocorreu a mesa intitulada - Autores da própria história: O protagonismo indígena na UFRB, na qual as estudantes indígenas da UFRB apresentaram as pesquisas que vem sendo desenvolvidas na instituição: Rute Anacé apresentou o projeto “Tabas, roças e lugares de encanto: Construção e reconstrução Anacé em Matões Caucaia Ceará”, Raquel Jenipapo-Kanindé apresentou o projeto “Mulheres indígenas e suas conquistas”, Antônia Kanindé apresentou a pesquisa “Processos museológicos e educacionais na formação da juventude indígena Kanindé” e Flavia Xacriabá apresentou a Revista - Sīwamhârz - Mulheres indígenas: Território, tradição e política, e o Documentário - Jogos indígenas: Corpo em movimento mantendo acesa a identidade.