Publicado: Sexta, 05 Julho 2019 19:31

WhatsApp Image 2019 07 03 at 08.50.38O Coletivo de Estudantes Quilombolas da UFRB com o apoio da Coordenadoria de Políticas Afrmativas da PROPAAE/UFRB realizarão o I Fórum de Visibilidade Quilombola da UFRB “Se Palmares não vive mais, faremos Palmares de novo” vislumbrando a possibilidade de construir e estreitar laços com a comunidade acadêmica de maneira geral. Sempre buscando um diálogo com a comunidade negra e quilombola. Este evento também tem como objetivo a desconstrução folclórica dos costumes e tradições quilombolas, o fortalecimento da luta pela liberdade, dentro e fora da universidade, luta pelo direito a identidade, cultura tradição e pelo direito a terra.

botaoFormulario

Local: Centro de Formação de Professores – CFP, Amargosa, Bahia.

Data: 11 de Julho de 2019.

ABERTURA: Carta de Apresentação do Evento , Apresentação Cultural (Samba de Roda)

09h00min até 09h30min

Mediador: Lucas Ribeiro, Carol e Erick

1ª Mesa: O racismo contra as Comunidades Quilombolas

09h30min às 11h30min

Mediadora: Lindinês

Palestrantes: Fabya Reis, Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, Pós-doutora pelo programa CAPES - PNPD junto ao programa de Pós- Graduação da Universidade Federal de Campina Grande e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande.

Luciana da Cruz Brito, Professora do colegiado de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Possuí doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Autora da obra “Temores da África: segurança, legislação e população africana na Bahia oitocentista” que foi a vencedora do Prêmio Thomas Skidmore 2018.

Joane dos Santos de Jesus, Graduanda em Licenciatura em Filosofia pela UFRB, residente na Comunidade do Rio Preto no Baixo Sul, membro do Coletivo Unificado de Estudantes Quilombolas da UFRB.

Almoço: 11h30min até 13h30min

2ª Mesa: Educação, Território e Identidade

13h30min até 15h00min

Mediador: Jamile ou Jeferson

Palestrantes:

Tiago Rodrigues Santos, Professor Adjunto do Centro de Formação de Professores da UFRB, Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente coordena o PIBID Agroecologia e Educação do Campo e está como coordenador do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias (CFP/UFRB).

Adelvan da Conceição Anunciação, Educação do campo CFP. Membro do Coletivo Unificado dos Estudantes Quilombolas da UFRB

Izabelli Santos da Conceição, Graduanda do curso de Ciências Sociais  CAHL/UFRB, membro do Coletivo Quilombola Osório Brito e do Coletivo Unificado dos Estudantes Quilombolas da UFRB

3ª Mesa: Conjuntura e Permanência na Universidade

15h00min às 16h30min

Mediador: Tamerson

Palestrantes:

Maria Goretti da Fonseca, Pró-Reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB, professora do curso de Psicologia da UFRB, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos;

Camilla Pimentel Gomes, Representante Regional da Fundação Cultural Palmares de Salvador,

Lucas Ribeiro, Graduando em Bacharelado em Museologia, CAHL, Membro do Coletivo Unificado dos Estudantes Quilombolas e do Coletivo Osório Brito, Membro do Movimento Negro Unificado, MNU.