Comunicado aos estudantes sobre a portaria 073/2006 - Referente aos trotes universitários

Publicado: Terça, 27 Agosto 2019 17:35

Prezadas e prezados estudantes da UFRB,

O trote é um tradicional ritual de passagem nas universidades. Ele surgiu na Europa, na Idade Média, e manifestou-se no Brasil após a chegada da Família Real. Seus principais objetivos eram promover a integração entre os antigos e novos alunos do ensino superior e evitar a propagação de doenças. Entretanto, com o tempo, foram surgindo aspectos negativos nesses ritos e eles passaram a ser executados como forma de "abuso de poder" e humilhação.

Sendo assim a PROPAAE reitera que é a favor que os trotes aconteçam com o seu principal objetivo que é promover a integração entres os estudantes antigos e os recém chegados, sendo totalmente contra a qualquer tipo de rito que venha proporcionar aos novos estudantes algum tipo de ameaça a sua integridade física ou moral, bem como criar obrigatoriedade na participação no trote. Nesse sentido a PROPAAE sugere que sejam feitas ações solidarias, que além de integrar, visam um propósito mais nobre, que seria, por exemplo, beneficiar instituições e/ou pessoas necessitadas.

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis também alerta a todos sobre a Portaria 073/2006 da UFRB que proíbe trotes violentos no âmbito universidade.

Acesse abaixo a portaria: