HISTÓRIA

Idealizado pelo professor – hoje titular da UFRB – Robério Marcelo Ribeiro, o Bacharelado em Publicidade e Propaganda iniciou suas atividades em 2013, quando recebeu, na cidade de Santo Amaro, sua primeira turma de 30 estudantes aprovados pelo Sisu 2013.1. O início do curso de Publicidade e Propaganda da UFRB, em 11 de novembro de 2013, mereceu destaque na imprensa, a exemplo da matéria publicada no jornal A tarde.

Como primeiro coordenador do curso, professor Robério Marcelo organizou as Aulas Magnas com o apoio dos professores: Juciara Nogueira (vice coordenadora), Rachel Severo Neuberger (em memória), Péricles Diniz, Sérgio Mattos, Renata Pitombo e Juliano Mascarenhas. As aulas magnas foram realizadas entre os dias 11 e 14 de novembro de 2013, e contaram com a presença de ilustríssimos convidados, a exemplo do cantor Caetano Veloso, do Reitor Paulo Gabriel Soledade Nascif, do vice reitor Sílvio Soglia, da diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras, professora Georgina Gonçalves, do secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, do secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, do secretário municipal de Cultura, Rodrigo Veloso, da presidenta do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia, Laura Passos, do cantor e compositor Roberto Mendes e do poeta e educador Jorge Portugal.

Aula inaugural do Curso de Publicidade e Propaganda: os professores Juliano Mascarenhas,  Robério Marcelo, Rachel Severo Neuberger (em memória) e o então vice reitor, professor Sílvio Soglia, ao lado  do cantor Caetano Veloso e dos professores Danilo Barata, Carlos Alfredo e Sérgio Mattos (Foto: Assessoria UFRB - 11/2013).

Aula inaugural do Curso de Publicidade e Propaganda com o reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif (Foto: divulgação - 11/2013).

Aula inaugural do Curso de Publicidade e Propaganda com o compositor Roberto Mendes (Foto: divulgação - 11/2013).

Aula inaugural do Curso de Publicidade e Propaganda com o professor e poeta Jorge Portugal (Foto: Ascom UFRB - 11/2013).

Aula inaugural do Curso de Publicidade e Propaganda com o secretário de Comunicação Robinson Almeida (Foto: divulgação - 11/2013).

Aula inaugural do Curso de Publicidade e Propaganda: o então vice reitor, professor Sílvio Soglia, ao lado da escritora Mabel Veloso e do cantor Caetano Veloso (Foto: Assessoria UFRB - 11/2013).

Em 2015 o curso foi transferido de Santo Amaro para o Cahl, em Cachoeira e a mudança beneficiou a turma, que passou a conviver com estudantes de variados cursos, ter acesso a mais laboratórios e equipamentos, bem como a uma biblioteca ainda mais completa. Em cessão ordinária realizada em 25 de novembro de 2015, o conselho do Centro de Artes, Humanidades e Letras aprovou por unanimidade a continuidade do curso, que passou a ofertar vagas regulares para novas turmas. Além da presença de professores e representantes dos técnicos do CAHL, a sessão contou com membros da representação estudantil. Na defesa pela continuidade do curso estiveram presentes o coordenador, professor Robério Marcelo Ribeiro, outros professores e estudantes da primeira turma.

Estudantes da primeira turma participaram ativamente das iniciativas em prol da continuidade do Curso de Publicidade e Propaganda (Foto: Divulgação).

Em 2016 o curso finalmente recebeu sua segunda turma – excepcionalmente de 20 estudantes, mas seguiu já dentro do fluxo de entradas regulares de 30 estudantes. Em janeiro de 2018 foi publicada a Portaria de Reconhecimento do curso, que neste mesmo ano formou integrantes de sua primeira turma.