Curso de Enfermagem em Oncologia

No período de 30/10/17 à 26/03/18, acontecerá no Centro de Ciências da Saúde - CCS, coordenado pela Docente Ramona Garcia Souza Dominguez, o curso livre na área de Oncologia com ênfase na assistência de Enfermagem, apresentando como relacionar as terapias direcionadas ao paciente, integrar os conhecimentos teóricos na administração dos agentes antineoplásicos e identificar as necessidades do paciente e família durante o tratamento.

O câncer é um grave problema de saúde pública mundial que atinge grande parcela da população. Em 2012, ocorreram mais de 14 milhões de casos novos em todo o mundo excluindo o câncer de pele não-melanoma e no Brasil, foram estimados 600 mil casos novos de câncer para o biênio 2016-2017, sendo apontado como a segunda maior causa de morte entre os brasileiros.

A relevância dessa temática pode ser destacada ainda pela sua inclusão na “Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde”, no capítulo Doenças não-transmissíveis - prioridades comuns ao conjunto das doenças não-transmissíveis relevantes para a saúde pública.

No entanto, apesar de sua importância, existem lacunas quanto à sua abordagem durante a graduação de Enfermagem. Portanto, essa proposta justifica-se por buscar atender a essa demanda, a fim de aperfeiçoar o conhecimento científico em Oncologia dos discentes e discutir as suas implicações para a assistência de enfermagem.

O objetivo deste curso é criar um espaço de estudo, discussão e produção de conhecimento na área de Oncologia, com ênfase nas seguintes temáticas: Assistência de Enfermagem em oncologia; Oncohematologia e Transplante de Medula Óssea; Epidemiologia do Câncer; Cuidados Paliativos em Oncologia; Prevenção e controle do Câncer.

Confira o Conteúdo Programático