Treinamento Plataforma Sucupira e Coleta Capes

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 10 Junho 2019 08:36 | Publicado: Segunda, 10 Junho 2019 08:36 | Acessos: 2590

Na última sexta-feira, dia 7, Flávia Sanches, representante da Fiocruz, realizou no Centro de Ciências da Saúde – CCS/UFRB, um treinamento sobre a Plataforma Sucupira e Coleta CAPES. Participaram do Treinamento a gerente técnica administrativa Jomara, a técnica administrativa Luana, a gestora de pesquisa profª Adriana Suehiro e as coordenadoras do Mestrado Profissional em Saúde da Família, profªs Paula Pingo e Helena Moraes Cortes.

O que é a Plataforma SUCUPIRA?

É uma nova e importante ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
A Plataforma deve disponibilizar em tempo real e com muito mais transparência as informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica.
Igualmente, a Plataforma propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.
A escolha do nome é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes como é até os dias de hoje.

Quais os avanços para os processos da CAPES?
-Maior transparência dos dados para toda a comunidade acadêmica;
-Redução de tempo, esforços e imprecisões na execução de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG);
-Maior facilidade no acompanhamento da avaliação;
-Maior confiabilidade, precisão e segurança das informações;
-Controle gerencial mais eficiente.

Quais os avanços para as Instituições de Ensino (IES)?
-Maior facilidade e simplicidade no processo de coleta/envio das informações;
-Imediata visibilidade das informações da instituição;
-Maior agilidade no processo de solicitações e facilidade na comunicação junto a CAPES;
-Melhor acesso e maior disponibilidade de informações sobre todo o SNPG para elaborar metas, ações e políticas institucionais e respectivos planos de desenvolvimento;
-Envio de informações continuamente em tempo real ao longo do ano;
-Possibilidade de integração com sistemas de registro acadêmico-corporativos.

O que é coleta CAPES?

A partir do momento que um curso é recomendado pela CAPES e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação/Ministério da Educação, ele passa a fazer parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Com isso, passa a ter a obrigatoriedade de prestação de informações à CAPES, a respeito de toda a sua atividade acadêmica e de pesquisa. Devem ser reportados dados de infraestrutura física, formação e atividades de docentes, matrícula e titulação de alunos, disciplinas oferecidas, projetos de pesquisa desenvolvidos, produção bibliográfica em termos de artigos científicos, livros, dissertações e teses defendidas, produção técnica e tecnológica, etc. Para o recebimento dessas informações, há um sistema denominado "Coleta de Dados", que foi reformulado para fazer parte da Plataforma Sucupira.

O módulo Coleta da Plataforma Sucupira reproduz basicamente os mesmos campos de informação que eram usualmente solicitados no aplicativo anterior "Coleta de Dados". A fundamental e essencial mudança será que a inserção de informações pelos programas de pós-graduação (PPGs) passa a ser contínua e online, ou seja, os dados poderão ser alimentados na Plataforma a qualquer momento, assim que alguma situação é concretizada (por ex. a matrícula ou titulação de um aluno, o cadastramento de uma produção intelectual, o ingresso de um docente).

O preenchimento do módulo Coleta de Dados na Plataforma Sucupira será feito pelo coordenador do programa de pós-graduação, por meio de senha personalizável.

Conheça aqui a plataforma Sucupira