Estudantes de medicina do CCS integram força tarefa do Tele Coronavírus

Escrito por Anderson | Criado: Quinta, 04 Junho 2020 14:05 | Publicado: Quinta, 04 Junho 2020 14:05 | Acessos: 374

Desde que foi lançado, o Tele Coronavírus, serviço gratuito que coloca a população em contato direto com profissionais voluntários da área de saúde, por meio do número 155, já fez mais de 42 mil atendimentos, orientando o cidadão em caso de dúvida sobre a CoVid-19. A ferramenta de tele assistência permite auxílio rápido ao cidadão, evitando a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde, neste primeiro momento, contribuindo para prevenir a transmissão viral e o colapso do sistema de saúde.

Idealizado pela UFBA e Fiocruz Bahia, o Tele Coronavírus recebeu a adesão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Governo da Bahia, além da Uneb, Uesc, Uefs, Uesb, Escola Bahiana de Medicina, FTC Salvador, Unifacs, Unime, UFSB, Associação Bahiana de Medicina (ABM) e a Fesftech, esta última responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma que é alimentada pelos voluntários.

Os discentes foram capacitados por meio de videoaulas para aplicação de protocolos de triagem baseados em evidências científicas. A triagem é feita de forma remota por estudantes de medicina do 5º e 6º ano, supervisionados por médicos voluntários, e o serviço está disponível 7h às 19h.

Caillan Farias, estudante de Medicina do CCS/UFRB, fala sobre sua participação no Tele Coronavírus “uma experiência única na minha formação médica, sou interno da UFRB e esperava atuar na linha de frente do combate a Covid19. Porém, por medidas profiláticas todos os estágios foram interrompidos. Por isso, quando surgiu a oportunidade de ajudar através do Tele Coronavírus, prontamente me voluntariei. Percebi que nesses dois meses de atuação, o Tele Coronavírus tem me possibilitado o aperfeiçoamento da escuta ativa e observar sinais através da fala do paciente ao telefone. Algumas histórias me marcaram de forma especial porque há questões socioculturais e da experiência individual da doença que fogem dos guidelines, essa experiência tem possibilitado uma maior proximidade com essa pandemia que estamos vivenciando e mostrado a realidade de quem sobre com essa doença.”

No total, 78 estudantes do internato de medicina do Centro de Ciências da Saúde da UFRB atuam na iniciativa. Os estudantes serão certificados pelo serviço.