V Jornada de Nutrição e Saúde da UFRB: Atuação Profissional do Nutricionista no Enfrentamento da Pandemia por SARS-CoV-2

Escrito por Anderson | Criado: Sexta, 21 Agosto 2020 10:16 | Publicado: Sexta, 21 Agosto 2020 10:37 | Acessos: 817

Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, acontece a V Jornada de Nutrição e Saúde da UFRB. O tema desta edição será a  "Atuação Profissional do Nutricionista no Enfrentamento da Pandemia por SARS-CoV-2".

Coordenada pela docente Renata Campos, a atividade será transmitida pelo Canal do YouTube do Centro de Ciências da Saúde - CCS/UFRB. Não é necessária a inscrição prévia para o evento. Durante a transmissão, a lista de presença/certificação será liberada aos participantes.

Sobre o evento:

A V Jornada de Nutrição e Saúde da UFRB é um evento aberto para nutricionistas, estudantes de Nutrição e comunidade em geral que contará com temas atuais associados à atuação profissional do nutricionista no enfrentamento da pandemia por SARS-CoV-2. Nos últimos meses, o avanço do novo coronavírus sobre os países tem gerado a interrupção das atividades cotidianas da população, devido à necessidade de isolamento social para conter a propagação da doença, que expandiu para 190 países, incluindo o Brasil. Com a difusão em nível mundial da COVID-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), e com as orientações propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto a necessidade de distanciamento social para reduzir os riscos de contágio da doença, é imprescindível discutir os impactos profissionais, educacionais, psicossociais, financeiros, raciais e de saúde bem como a sua relação com a alimentação e nutrição. Desse modo, além de trazer conteúdos de relevância epidemiológica, a V Jornada de Nutrição será uma oportunidade para que profissionais, futuros profissionais e representantes da comunidade possam dialogar com intuito de trocar experiências, refletir criticamente e criar estratégias de enfrentamento de problemas sociais, políticos, nutricionais e de saúde associados ao novo coronavírus e também celebrar o Dia do Nutricionista (31 de agosto).

Confira a programação:

31 de agosto - Manhã - Assista aqui

09h – Mesa de Abertura

– Prof. Dra. Flávia Henrique – Nutricionista - Diretora do CCS/UFRB

– Prof. Dra. Edleuza da Silva – Nutricionista - Coordenadora do Colegiado de Nutrição – CCS

– Nut. Angelina Cordeiro Cavalcante – Conselheira do CRN-5

– Mediador: Camila Reis – Estudante de Graduação em Nutrição CCS/UFRB

10h – Apresentação Cultural (Francine Sena)

10:10h - 12h – O Nutricionista e a COVID-19: Desafios na Formação e Atuação Profissional

– Adriane Santos – Estudante de Nutrição CCS/UFRB

– Nut. Márcio Batista – Egresso do Programa de Residência em Nutrição Clínica – CCS/UFRB

– Nut. Wilma Venas – Residência em Nutrição Clínica – CCS/UFRB

– Nut. Daniele Mendes – Residência em Nutrição Clínica – CCS/UFRB

– Nut. Samara Chaves – Residência em Nutrição Clínica – CCS/UFRB

– Mediadora: Renata Campos – Docente CCS/UFRB

31 de agosto - Tarde - Assista aqui

14h - 17h – Impactos Psicossociais e Segurança Alimentar durante a Pandemia da COVID-19

– Profa. Dra. Paula Pinho – Psicologia CCS/UFRB

– Nut. Tatiane Melo – CEIAE/UFBA

– Profa. Dra. Jerusa Santana – ENUFBA

– Mediador: Perminio Vidal – CCS/UFRB

01 de setembro - Assista aqui

09h - 11:30h – A Importância da Pesquisa em Nutrição no Enfrentamento da COVID-19.

– Profa. Dra. Luciana Castro UERJ – Editora DEMETRA

– Profa. Dra. Monica Portela – ENUFBA

– Mediador: Carlos Alberto Soares da Costa – CCS/UFRB

– Encerramento: Atividade Cultural (Monitoras)