XIV Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 23 Novembro 2020 10:01 | Publicado: Segunda, 23 Novembro 2020 10:43 | Acessos: 893

UFRB REALIZA a XIV edição do Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo

Entre 09 e 27 de novembro de 2020, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizará a XIV edição do Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. Nessa edição, que coaduna com a Comemoração dos 15 anos da UFRB e a criação da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, a partir do tema “Nossos passos vêm de longe...” E vão além!, pretende-se fomentar o debate, destacar as ações pró-igualdade racial e inclusão social no Recôncavo e possibilitar à comunidade acadêmica e sociedade, em geral, reflexões acerca da importância das ações afirmativas para a consolidação da equidade e da justiça social no país.

Para saber das atividades do Fórum de cada Campus da UFRB acesse o site do evento aqui

Confira a Programação do CCS e os links das transmissões:

Agende/assista aqui

Link do Filme

Agende/assista aqui

Sobre o Fórum

A UFRB é fruto das Políticas Afirmativas no Brasil, emerge da Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e corresponde à primeira universidade federal do interior da Bahia, a primeira universidade do país a ter uma Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), a primeira universidade a aplicar, integralmente, a Lei de Cotas em 2012. A UFRB aprovou, recentemente, a reserva de vagas na Pós-graduação e destaca-se no cenário nacional por sua política de inclusão social.

O Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo foi instituído mediante portaria nº 181/2006 que estabelece o Dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra e de Memória a Zumbi dos Palmares como o Dia de Debates e Ações sobre Inclusão Étnico-Racial e Social no âmbito da UFRB. Aos 13 de maio de 2011, foi criado, por meio da Portaria nº 233, o Fórum Permanente da UFRB – Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. Desse modo, o Fórum constitui um grande marco político referencial da UFRB e provoca a Universidade e todo o Recôncavo para a implementação e fortalecimento das Políticas Afirmativas.

A PROPAAE e demais Pró-Reitorias, em parceria com os Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão, Assessoria de Comunicação têm se dedicado à construção do Fórum. Nesta edição, em decorrência do contexto de pandemia, o evento acontecerá, virtualmente, nos campi da UFRB e propõe integrar as políticas educacionais e ações afirmativas desenvolvidas nos diversos Centros. Serão promovidas atividades culturais, rodas de conversa, sessões temáticas com apresentação de trabalhos/publicação em anais voltados para as questões étnico-raciais e a política educacional.

Participe conosco da XIV edição do Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo! Em tempos de retrocessos políticos e ameaças às existências, a revolução parte da coletividade, do respeito à ancestralidade, às memórias, territorialidades e identidades, do fortalecimento das relações transatlânticas, do reconhecimento das lutas históricas e das conquistas do povo negro. Necessário se faz lançar luz sobre um novo tempo marcado por reparação histórica, traduzido por justiça social, direito e cidadania. “Nossos passos vêm de longe”... E vão além!

Att.,

Comissão Central do XIV Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo

Site do Evento