Lançamento do livro “O que a Covid-19 nos ensina?!”

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 06 Março 2023 12:18 | Publicado: Segunda, 06 Março 2023 12:18 | Acessos: 358

- Baixe o livro aqui (GRATUITO)

Lançamento do livro "O que a Covid-19 nos ensina?!": uma parceria entre o NCDC/UFRB, o Laboratório de Estudos em Desenvolvimento Infantil e Processos Psicossociais – LEDIPPSI/UNIVASF e a pós graduação da Universidade Federal de Campina Grande.

O ano de 2020 ficará registrado na história como o ano da pandemia da COVID-19. O ano em que, um microscópico vírus, parou o mundo. Esse vírus, conhecido em algumas versões, não era ameaça à vida humana. Contudo, em uma das suas mutações, que foi denominado de Novo Coronavírus, descrito cientificamente como ”SARS-CoV-2”, passou desencadear a doença da COVID-19, bastante letal aos humanos. A sua capacidade de proliferar e invadir o hospedeiro em suas vias respiratórias é letal, e rápida, o que levou milhares de pessoas à óbito no mundo inteiro nos dois últimos anos.

Tudo começa com a constatação da existência de casos de COVID-19 em todos os continentes do globo, tanto do registro de pessoas contaminadas, como também, mortas pela sua ação, e em poucos dias. Esses dados colocaram em alerta a todos envolvidos, pois os parcos conhecimentos sobre sua ação no organismo humano não tinham capacidade de conter a sua proliferação e a morte das pessoas contaminadas. Assim, as autoridades sanitárias, através da Organização Mundial de Saúde (OMS), decretaram estado de pandemia, como medida de contenção a proliferação do vírus e definiram a urgência da prática do distanciamento social.

Diante desse quadro, muitos estudiosos buscaram entender, apropriar e descrever os fenômenos que permearam o cotidiano das pessoas durante a pandemia da COVID-19. Então, o Núcleo de Comportamento, Desenvolvimento e Cultura – NCDC/UFRB e o Laboratório de Estudos em Desenvolvimento Infantil e Processos Psicossociais – LEDIPPSI/UNIVASF em parceria com pesquisadores de variadas instituições organizaram um compêndio de estudos realizados por diferentes pesquisadores, envolvendo pesquisas empíricas, relatos de experiências e revisão de literatura. Estas produções discutem temas, como: desenvolvimento-aprendizagem, parentalidade, cognição, atuação do Psicólogo e processos de saúde e doença durante a pandemia de COVID-19.

Alguns desses trabalhos compõem essa coletânea que foram dispostos em duas partes, para fins didáticos; Parte 1 - Desenvolvimento humano e aprendizagem na pandemia da covid-19 e parte 2 – Saúde mental durante a pandemia da COVID-19: análise a partir de diferentes contextos.

Organizadoras:

- Ana Lucia Barreto da Fonseca*

- Dalila Castelliano de Vasconcelos**

- Lucivanda Cavalcante Borges de Sousa***

*Docente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família (ABRASCO/UFRB). Docente do Centro de Ciência da Saúde da Universidade Federal Do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB), coordenadora do Núcleo de Pesquisa Comportamento, Desenvolvimento e Cultura (NCDC). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada em psicóloga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Serviço Social pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL).

**Docente na área de Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/UAED), e do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/CH/UFCG). Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Paraíba (UFPB), com doutorado  sanduíche  na  Universidad  Complutense  de  Madrid (UCM). Mestra em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

***Docente do curso de Psicologia e de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento Infantil e Processos Psicossociais (LEDIPPSI/UNIVASF). Membro do GT da ANPEPP: Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos. Doutora e mestra em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

- Baixe o livro aqui (GRATUITO)