9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde - Envio de trabalhos até 26/06

Escrito por Anderson | Criado: Quarta, 14 Junho 2023 11:33 | Publicado: Quarta, 14 Junho 2023 11:33 | Acessos: 588

- Site oficial o evento

A COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFRB

É com imensa alegria que convocamos pesquisadores (as) e discentes (Pós-Graduação e Graduação) a participarem do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com tema central: “Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e reconstrução crítica”. O congresso será promovido pela Associação  Brasileira de Saúde Coletiva, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco e nos espaços do Instituto Aggeu Magalhães, Recife,  no período de 30 de outubro a 03 de novembro de 2023, sendo as atividades de pré-congresso realizadas nos dias 30 e 31 de outubro.

Nossas instituições (UFRB e UEFS) tiveram a proposta de Coletivo Temático Comunidade, família, vulnerabilidades e tecnologia social” sob coordenação do Prof. Dr. Paulo Roberto Lima Falcão do Vale (UFRB); Profª. Drª. Rosely Cabral de Carvalho (PPGSC/UEFS e MPE/UEFS) e Profª. Drª. Sinara de Lima Souza (MPE/UEFS) aprovada, traduzindo os esforços de iniciar o debate crítico de uma proposta inovadora no campo da saúde coletiva pelo olhar singular das ciências sociais e humanas em saúde.

Dessa forma, solicitamos o apoio institucional de nossas universidades para viabilizar a divulgação intra e extra  institucional (comunicações no site,  apoio e divulgação para a submissão de trabalhos), fortalecendo a nossa participação na Comissão Científica do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

Nosso Coletivo Temático tem por objetivos:  dialogar sobre os modos de viver de pessoas em situação de vulnerabilidade; discutir práticas de cuidado e saúde para o enfrentamento de situações opressoras e fomentar o desenvolvimento de tecnologias sociais por pessoas em situação de vulnerabilidade.

Os modos de viver das pessoas em situação de vulnerabilidade requerem dedicação integral para o enfrentamento de preconceitos, discriminação, esteriótipos e estigma, resultando em processo de desgaste físico, estresse e consequente adoecimento. Ao mesmo tempo, há pouca valorização das investigações científicas que tratam do tema, assim como projetos voltados para o desenvolvimento de estudos e produção de tecnologias e inovação para o cuidado de populações em risco e vulnerabilidade no processo saúde - doença (pessoas nas diversas etapas do desenvolvimento; pessoas com doenças crônicas e com deficiência; familiares, cuidadores e trabalhadores da saúde; entre outras). O desafio está em romper as limitações para o fomento de experiências exitosas de emancipação, além da escassez de estudos sobre o desenvolvimento de tecnologias sociais e a inclusão destas no Sistema Único de Saúde.

Esse coletivo visa receber trabalhos até 26 de junho (que serão submetidos no site https://www.cshs.org.br/) sobre Práticas e relações sociais de enfrentamento e superação de iniquidades sociais nos espaços/territórios de saúde; reparação histórica e Associativismo; pessoas em situação de vulnerabilidade; sociedade, família e suas funções em processos de opressão e superação; preconceito, discriminação, estereótipos e estigma; empoderamento e emancipação; modalidades de cuidado e territórios existenciais; tecnologias sociais para o cuidado de populações em vulnerabilidade.

Prof. Dr. Paulo Roberto Lima Falcão do Vale (UFRB)

Profª. Drª. Rosely Cabral de Carvalho (PPGSC/UEFS e MPE/UEFS)

Profª. Drª. Sinara de Lima Souza (MPE/UEFS)