Grupo de Estudos De Psicologia Histórico-Cultural do Núcleo de estudos em psicologia, política, educação e medicalização da vida

Escrito por Anderson | Criado: Quinta, 13 Julho 2023 18:58 | Publicado: Quinta, 13 Julho 2023 18:58 | Acessos: 395

Estamos de volta para o nosso Quarto semestre de Estudos (2023.1).

A abertura do semestre de atividades acontecerá no dia 17 DE JULHO. Os encontros acontecerão semanalmente, nas segundas-feiras, na sala LAPSUS, das 14h às 18h.

O Grupo de Estudos é direcionado a discentes BIS/Psicologia (primeiro e segundo ciclo) e às comunidades interna e externa interessadas nesta Abordagem Psicológica.

Teremos como objeto de estudos neste semestre a Psicologia Histórico-Cultural: Funções Psíquicas Elementares e Superiores: Sensação, Percepção e Atenção. As demais: Memória, Linguagem, Pensamento, Imaginação e Emoções/Sentimentos deverão ser objetos de estudo no proximo semestre.

A Psicologia Histórico-Cultural tem base epistemológica Materialista Histórico-Dialético (Marxismo), e é comprometida politicamente com a crítica ao: Modo de Produção Capitalista; à patologização dos processos de subjetivação; e à naturalização do desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores.

Respostas Freqüentes:

1.Sobre a Certificação:

1.O Grupo de Estudos está devidamente Registrado junto à PROGRAD;

2.Receberão Certificados, semestralmente, todos os participantes da comunidade interna e externa que freqüentarem, no mínimo, 75% dos encontros;

3.Não é necessária inscrição, basta participar dos encontros e assinar as listas de presença;

4.A carga horária poderá ser utilizada como ACC ou Aproveitamento de Carga Horária Optativa a critério do Colegiado do Curso;

2.Sobre os Encontros:

1.Serão semanais, todas as segundas, das 14h às 18h, na sala LAPSUS (no primeiro andar, após subir a escada, à esquerda, no último corredor).

3.Sobre o Material de Estudo:

1.O livro do semestre é: O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR (capa ao lado):

2.Sugerimos a compra do livro, no entanto, a tese encontra-se disponível no repositório da UNESP e será disponibilizada em PDF para nossos estudos gratuitamente (como o público deve ser)!

3.O Grupo é de ESTUDOS, por tanto, precisa ler, SIM!!!

Demais dúvidas e contato (Zap): (75) 9 9955 9909

Coordenador do Grupo: Antônio Carlos (Cacá)

Psicólogo - UFRB

Pedagogo - UFBA