Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cenário Epidemiológico para 2024: avaliação dos riscos e impactos para o Estado da Bahia

Escrito por Anderson | Criado: Quarta, 11 Outubro 2023 08:37 | Publicado: Quarta, 11 Outubro 2023 08:37 | Acessos: 349

 

É com grande satisfação que compartilhamos uma importante participação do CCS, na pessoa do professor e pesquisador Dr. Hermes Pedreira, representando a UFRB, como uma instituição de pesquisa que apoia o Sistema Único de Saúde (SUS) e os programas de vigilância epidemiológica e planejamento em saúde pública. Professor Hermes Pedreira representou nossa instituição no Fórum de Vigilância Epidemiológica promovido pelo Ministério Público da Bahia, CESAU/2ª Promotoria de Justiça de defesa da Saúde de Salvador, coordenado pelo Sr Promotor Rogério Luis Gomes de Queiroz, realizado na última sexta-feira, dia 06 de outubro de 2023.

O principal objetivo deste fórum foi avaliar os possíveis riscos que enfrentaremos no próximo ano, considerando as alterações climáticas previstas e as perspectivas de aumento de casos de arboviroses e outros agravos que podem impactar fortemente as populações em condições de vulnerabilidade e demais cidadãos.

O evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia em suas diversas instâncias, secretarias municipais de saúde, órgãos fiscalizadores, representação da sociedade civil e importantes instituições de saúde, pesquisa e e desenvolvimento científico, como a FIOCRUZ Bahia, representada pela Dra. Marilda Gonçalves, epidemiologistas da UFBA, como o Dr. Guilherme Ribeiro, representantes do LACEN Bahia e da SESAB.

A UFRB, através da Coordenação do LABCOV, teve a honra de ser convidada e ter espaço de fala, deixando evidente que tem desempenhado um papel crucial juntamente com toda a equipe do CCS na construção de um Núcleo de Vigilância em Saúde e laboratório Sentinela para Doenças Infectocontagiosas no Recôncavo Baiano. Esta iniciativa é fundamental para o monitoramento e prevenção de doenças que afetam nossa comunidade e região. O ministério Público dará os devidos encaminhamentos e deixou claro a importância do apoio das instituições de ensino e pesquisa nas ações de prevenção e planejamento de estratégias de políticas de saúde públicas.

Agradecemos a dedicação e o empenho de toda a equipe do CCS-UFRB por seu compromisso contínuo com a saúde pública e a pesquisa científica. Continuaremos a trabalhar juntos para enfrentar os desafios futuros e contribuir para o bem-estar de nossa comunidade e além.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página