Professoras do Mestrado em Saúde da População Negra e Indígena da UFRB mediam sessão na Escola Nacional de Saúde Pública - FIORUZ

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 04 Dezembro 2023 10:25 | Publicado: Segunda, 04 Dezembro 2023 10:25 | Acessos: 291

O Programa de Pós-Graduação em Saúde da População Negra e Indígena da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a partir de uma parceira com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIORUZ), Rio de Janeiro/RJ, tem desenvolvido uma ação de aproximação entre as instituições a partir da oferta da disciplina Expressões do Racismo em Saúdecompartilhada entre ambas instituições, e organizada pelas/o docentes Dra. Roberta Gondim, Dra. Marly Cruz e Dr. Paulo Roberto Bruno, com a colaboração das professoras Dra. Diana Anunciação e Dra. Rosa Cândida Cordeiro (UFRB).

A disciplina tem por objetivo discutir o racismo como estrutura e como sistema de poder, histórica e institucionalmente conformador de uma dada ordem social de base colonial, que estabelece hierarquias raciais nas diversificadas esferas da vida em comum. Discute-se o racismo como um potente marcador social das desigualdades em saúde, produtor de dinâmicas sociais racializadas, que se expressam em diversas dimensões, tanto material, quanto simbólica, repercutindo nos processos de determinação social da saúde.

Assim, nos dias 10 e 24/11/2023, das 09:00 às 13:00, as professoras Diana Anunciação e Rosa Cândida, estiveram presentes na ENSP/FIOCRUZ mediando as sessões. No dia 10/11 a professora Diana Anunciação mediou a sessão A luta antirracista na saúde – caminhos e desafios na construção e implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, a qual teve como palestrante a profa. Dra. Maria Inês Barbosa (UFMT).