UFRB abre inscrição para Curso de Especialização em Promoção da Saúde na Escola na Modalidade EaD - Acompanhe aqui o Processo Seletivo

Escrito por Anderson | Criado: Sexta, 02 Fevereiro 2024 09:31 | Publicado: Quarta, 27 Março 2024 09:31 | Acessos: 10821

ATENÇÃO: Solicitamos a todos(as) os(as) candidatos(as) acima listados(as) que manifestem o interesse de matrícula em até 02 (dois) dias úteis por meio do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . A coordenação do curso poderá entrar em contato para solicitação de dados adicionais. Parabenizamos todos e todas!

- Edital

- Inscrições (via SIGAA - 03/02/2024 a 29/02/2024)

- Prorrogação das Inscrições/Novo Cronograma

- Homologação das Inscrições

- Homologação das Inscrições após recursos

- Resultado da Etapa 2

- Resultado final da Etapa 2

- Resultado Final

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós- Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), do Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação – DIVERSIFICA, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Santo Antônio de Jesus (IFBA-SAJ) e a Universidade de Brasília – UnB, tornam públicas, por meio do Edital de Seleção Nº 01/2024, as normas para o processo de seleção de ALUNOS/AS regulares do Curso de Especialização em Promoção da Saúde na Escola, no primeiro semestre acadêmico de 2024. Este curso faz parte das ações do Curso de Especialização em Promoção da Saúde na Escola Interdisciplinar: Rede Educação e Saúde em Escolas Públicas de Ensino Médio na Bahia, aprovado na chamada CNPq/MCTI nº 40/2022 – Linha 3B – Projetos em Rede – Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social – Projeto Humanidades  2022.

Este curso de especialização lato sensu visa qualificar os profissionais de educação e saúde inseridos em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio do estado da Bahia – EPE-EM-BA e, preferencialmente, que atuam na área de Promoção da Saúde Escolar, preocupados/as em aprofundar a formação científica e humanística, no campo da Saúde Coletiva, com enfoque na promoção da saúde na escola, por meio do embasamento teórico e experiência prático-aplicada, contribuindo para a qualificação do Curso de Especialização em Promoção da Saúde na Escola de Saúde na Escola.

O curso destina-se as/os profissionais de educação e saúde inseridos/as em escolas públicas do estado da Bahia, portadores/as de diploma de nível superior.

Requisitos:

Perfil 1: Ter graduação concluída em curso reconhecido pelo MEC e possuir vínculo ativo com Escola Pública Estadual de Ensino Médio da Bahia - EPE-EM-BA prioritariamente nos municípios listados no Anexo A do edital;

Candidatos/as inscritos no Perfil 1 com vínculos de trabalho ativos em EPE-EM-BA de municípios diferentes daqueles listados no Anexo A do edital, somente concorrerão às vagas remanescentes.

Perfil 2: Ter graduação concluída em curso reconhecido pelo MEC e possuir vínculo ativo como professor/a ou coordenação pedagógica com Escolas Públicas que participam do Projeto Jovem Doutor em Itabuna – BA; ou possuir vínculo ativo como professor/a ou coordenação pedagógica em EPE-EM-BA na cidade de Santo Antônio de Jesus – BA, conforme Anexo A do edital.

Perfil 3: Ter graduação concluída em curso reconhecido pelo MEC e possuir vínculo efetivo e ativo de servidor técnico com a UFRB, conforme Anexo A do edital.

As inscrições serão realizadas somente via internet. O/A candidato/a deverá acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/ Processos Seletivos Lato Sensu e selecionar o Processo Seletivo Aluno/a Regular 2024.1 – Edital 01/2024, conforme indicado no Manual do/a candidato/a, disponível no site do Curso de Especialização em Promoção da Saúde na Escola, a fim de preencher o formulário eletrônico e anexar os documentos solicitados.

Número total de vagas: 122 (cento e vinte duas vagas), conforme os perfis a seguir:

Perfil 1: 96 (noventa e seis vagas), sendo 48 (quarenta e oito) para ampla concorrência e 48 (quarenta e oito) para reserva de vagas de acordo com a Resolução 033/2018 do Conselho Acadêmico (CONAC/UFRB);

Perfil 2: 16 (dezesseis vagas), sendo 10 (dez) vagas para participantes do Projeto Jovem Doutor em Itabuna – BA e 06 (seis) vagas para professores/as e/ou coordenadores/as pedagógico/as das escolas públicas estaduais de ensino médio na cidade de Santo Antônio de Jesus - BA;

Perfil 3: 10 (dez) vagas para servidores técnicos da UFRB, de acordo com a Resolução 002/2009 CONAC/UFRB.

Consulte o Edital para mais informações.

- Edital

- Prorrogação das Inscrições/Novo Cronograma

- Instruções para o processo de heteroidentificação

- Lista de Municípios e Escolas prioritários (Anexo A)