UFRB seleciona bolsistas de Extensão para o Projeto “Formação de Agentes de Promoção da Igualdade Racial com foco em Turismo Étnico”

Escrito por Anderson | Criado: Quarta, 08 Maio 2024 15:54 | Publicado: Quarta, 08 Maio 2024 15:54 | Acessos: 506

- Edital

- Inscrições ( de 8 a 14 de maio 2014)

Atenção

Informamos que o resultado da homologação das inscrições da SELEÇÃO PÚBLICA DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO – EDITAL No 03/2024, Projeto: “Formação de Agentes de Promoção da Igualdade Racial com foco em Turismo Étnico”  foi prorrogado para o dia 20/05/24(segunda-feira).

TURISMO

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, por intermédio do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação – DIVERSIFICA, estabelecido no âmbito do Centro de Ciências da Saúde – CCS, torna pública a chamada para a Seleção de Bolsistas de Extensão para o Projeto “Formação de Agentes de Promoção da Igualdade Racial com foco em Turismo Étnico”.

O Objetivo é selecionar e capacitar 05 (cinco) estudantes de graduação para atuarem como mediadores/as culturais, por meio de bolsa de extensão, no projeto “Formação de Agentes de Promoção da Igualdade Racial com foco em Turismo Étnico”, visando à capacitação de 250 jovens e adultos de comunidades quilombolas e ciganas para o trabalho na cadeia produtiva do turismo étnico, a partir de curso com carga horária de 200 horas oferecido, preponderantemente, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mas contando também com atividades presenciais, o que demanda disponibilidade para viagens (mínimo 10 dias, máximo 15 dias) por parte dos/as cinco estudantes selecionados/as.

Os/as 250 cursistas que passarão pela formação de 200 horas serão vinculados/as às seguintes localidades do Brasil: Jalapão (Tocantins), Vila Bela da Santíssima Trindade e Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), Cavalcante (Goiás), e Quissamã (Rio de Janeiro). Cada um/uma dos/as cinco estudantes selecionados/as por este edital vai atuar em par com uma liderança comunitária de cada território, a ser indicada pelo/a representante de cada uma das localidades envolvidas.

O projeto “Formação de Agentes de Promoção da Igualdade Racial com foco em Turismo Étnico” prevê como uma das etapas da sua execução a preparação pedagógica dos/as cinco estudantes selecionados/as por este edital, os/as quais - em parceria com a equipe executora do projeto - produzirão os materiais didáticos e multimidiáticos que darão suporte ao curso sobre Turismo Étnico a ser oferecido aos/as 250 cursistas e, também, contribuirão na estruturação do curso no AVA.

Para além dessas etapas, o projeto “Formação de Agentes de Promoção da Igualdade Racial com foco em Turismo Étnico” contará ainda com o acompanhamento in loco das atividades, dois encontros virtuais com todos/as os/as cursistas, um encontro virtual com todas as pessoas envolvidas no projeto e mentoria voltada aos/às cursistas com a finalidade de incentivá-los/as a darem continuidade aos planos de ação que serão construídos ao longo do curso de Turismo Étnico.

O recurso do projeto é oriundo do Termo de Execução Descentralizada Nº 07/2023 do Ministério da Igualdade Racial - MIR, sob administração da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão – FAPEX, por meio do instrumento no. 230100/2023.

Os/As estudantes bolsistas de graduação selecionados/as terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) para a realização das atividades vinculadas ao Projeto de Extensão “Formação de Agentes de Promoção da Igualdade Racial com foco em Turismo Étnico” . A vigência da bolsa será de 05 (cinco) meses, a partir de 1º de junho de 2024.

Requisitos básicos para os/as candidatos/as estudantes bolsistas:
- Estar regularmente matriculado/a em curso de graduação da UFRB, desde que não seja formando/a;
- Ter escore de desempenho acadêmico igual ou superior à média final de aprovação ou superior a 6,0 (seis);
- Não receber qualquer outra bolsa, bem como não ter vínculo empregatício com outra instituição pública ou privada. Poderão participar os/as alunos/as contemplados no Programa de Permanência Qualificada – PPQ, somente aqueles/as que recebem auxílios moradia, alimentação e transporte; e
- Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas por semana para se dedicar às atividades, virtuais ou presenciais, a depender do cronograma do Projeto;
- Ter tido alguma experiência com a plataforma AVA/moodle;
- Ter disponibilidade para realizar viagens, às quais serão pagas pelo projeto, em cronograma a ser definido pela equipe executora do Projeto.

O período de inscrição  de 8 a 14 de maio  de 2024. As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pelo preenchimento de formulário de inscrição e enviado com a documentação até as 23 horas e 59 minutos do dia 14 de maio de 2024 no endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Consulte o Edital para mais informações.