UFRB seleciona bolsistas de Pesquisa para o Projeto “Agentes de Promoção da Igualdade Racial e Rotas Negras”

Escrito por Anderson | Criado: Quarta, 08 Maio 2024 17:19 | Publicado: Quarta, 08 Maio 2024 17:19 | Acessos: 297

- Edital

- Inscrições (08 a 18 de maio de 2024)

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, por intermédio do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação – DIVERSIFICA, estabelecido no âmbito do Centro de Ciências da Saúde – CCS, torna pública a chamada para a Seleção de Bolsistas de Pesquisa para o Projeto “Agentes de Promoção da Igualdade Racial e Rotas Negras”.

Selecionar 03 (três) estudantes de graduação para atuarem como bolsistas de pesquisa no Projeto “Agentes de Promoção da Igualdade Racial e Rotas Negras”, para o desenvolvimento e implementação de pesquisa exploratória, elaboração e execução de um projeto-piloto, em rede nacional, com 30 agentes de promoção da igualdade racial em todas as regiões do Brasil, nos entes federados partícipes do SINAPIR, a partir de elaboração de uma metodologia específica para esse fim e realização de um mapeamento cartográfico, georreferenciado sobre potenciais de culturas e patrimônios negros (pontos de relevância turística) do Brasil, prioritariamente, nos entes federados partícipes do SINAPIR, para subsidiar a elaboração e execução de um projeto-piloto de Rotas Negras, em rede nacional.

O foco desta chamada é a identificação de roteiros turísticos nos municípios aderentes ao Sistema Nacional de Promoção da Igual Racial - SINAPIR, que tenham potencial de desenvolvimento para turismo negro. O recurso do projeto é oriundo do Termo de Execução Descentralizada Nº 12/2023 do Ministério da Igualdade Racial - MIR, sob administração da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão – FAPEX, por meio do instrumento no. 042/2023.

São ofertadas 03 (três) vagas para estudantes de graduação. Os/As estudantes bolsistas de graduação selecionados/as terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) para a realização das atividades vinculadas ao Projeto de Pesquisa “Rotas Negras”. A vigência da bolsa será de 05 (cinco) meses, a partir de 03 de junho de 2024.

Requisitos básicos para os/as candidatos/as estudantes bolsistas:
- Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFRB, dos Campi Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cruz das Almas, a partir do 5º semestre, conforme distribuição de vagas no Anexo 01;
- Ter escore de desempenho acadêmico igual ou superior à média final de aprovação ou superior a 6,0 (seis).
- Não receber qualquer outra bolsa, bem como não ter vínculo empregatício com outra instituição pública ou privada. Poderão participar os alunos contemplados no Programa de Permanência Qualificada – PPQ, somente aqueles que recebem auxílios moradia, alimentação e transporte; e
- Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas por semana presenciais para se dedicar às atividades, com residência no município de atuação do projeto (Anexo 01);
- Ter experiência comprovada em grupo de pesquisa e/ou extensão com temática das relações étnico-raciais e ênfase nas populações negras.

O período de inscrição será de 08 a 18 de maio de 2024. As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pelo preenchimento de formulário de inscrição e enviado com a documentação até as 23 horas e 59 minutos do dia 18 de maio de 2024 no endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Consulte o Edital para mais informações.