Grande Roda da Saúde Coletiva: "Racismo, Direitos Humanos e SUS"

Escrito por Anderson | Criado: Terça, 25 Julho 2017 14:11 | Publicado: Terça, 25 Julho 2017 14:56 | Acessos: 1500

No dia 28 de julho de 2017, acontece no Centro de Ciências da Saúde/UFRB o evento "Grande Roda da Saúde Coletiva: "Racismo, Direitos Humanos e SUS". Como parte das atividades de ensino dos componentes do curso do BIS, Estado e Política de Saúde e Processo de Apropriação da Realidade V, o evento coordenado pelos professores Aisllan Assis e Carlos Alberto Santos de Paulo, tem o objetivo de realizar grandes colóquios sobre temas que produzam politização da formação em saúde e do Sistema Único de Saúde.

Em sua primeira edição a Grande Roda da Saúde Coletiva contará com a participação das professoras Dr.ª Maria Inês Barbosa* e Priscila Xavier Scudder**, ambas da Universidade Federal de Mato Grosso.

O evento será no auditório da UMEPS do CCS/UFRB das 09h às 12h e é aberta à toda a comunidade acadêmica da UFRB.

*Maria Inês Barbosa - Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e professora aposentada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Apesar de sua reconhecida importância no meio acadêmico, Maria Inês Barbosa é também um nome de referência quando se deseja pensar políticas públicas de saúde para negros e mulheres brasileiros. Depois de integrar, entre 2007 e 2010, a equipe do Fundo das Nações Unidas para a Mulher – UNIFEM Brasil (atual ONU Mulheres) e ser assessora regional para a Diversidade Cultural e Saúde da Organização Panamericana de Saúde em Washington, é atualmente consultora nacional da Organização Panamericana de Saúde no Brasil.

**Priscila Xavier Scudder - Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de História da Universidade Federal de Mato grosso - UFMT/ICHS/CUR Doutora em Educação - UFMT. Tema da Tese: "A Arte de Viver em Cubículos: Um ensaio Auto/Otobiográfico com Nietzsche e Prisioneiros Sobre a Prisão." Mestre em História - UFMT. Tema da Dissertação: "Pomeri - Espaço de Reclusão - Máquina de Guerra: O Cotidiano de uma Instituição de Fechamento para Adolescentes em Conflito com a Lei" . Graduada em História - Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tema de Monografia: "O Papel do Mito no MST". Autora do Livro: "Pomeri: Espaço de Reclusão Máquina de Guerra", de diversos capítulos de livros e artigos Experiência na área de História, Educação, Filosofia, Antropologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: contemporaneidade, poder, disciplina, adolescente em conflito com a lei, prisões, cultura e linguagem.