Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cursos de Pós-graduação

Mestrado Profissional em Matemática

O PROFMAT possui oferta anual  de 15 vagas e tem como objetivo oferecer formação  matemática aprofundada, relevante e articulada com o exercício da docência no Ensino Fundamental e Médio, visando fornecer ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.

Estrutura Acadêmica

Currículo: 2011
Área Básica: Matemática

Prazo de Conclusão: 30 meses
Titulação: 
Mestre em Matemática

Ensino: aulas presenciais, atividades a distância e exames nacionais aos sábados.

Atividades a Distância: Ambiente Virtual de Aprendizagem, acessível 24 horas por dia a todos os discentes (http://moodle.profmat-sbm.org.br).

Disciplinas: 7 disciplinas obrigatórias e 2 disciplinas eletivas. Exames Nacionais nas quatro disciplinas básicas (Teoria dos Números e Funções Reais, Matemática Discreta, Geometria e Aritmética).

Períodos Letivos: março-junho, agosto-novembro e janeiro-fevereiro (Curso de Verão).

Exame de Qualificação: Este exame é  realizado durante o segundo ano do programa, incidindo sobre o material das quatro Disciplinas Básicas. Exame elaborado pela Comissão de Avaliação dos Discentes sob a supervisão da Comissão Acadêmica Nacional e aplicado, simultaneamente em todo o país, pelas Instituições Associadas. Correção do Exame a cargo de uma comissão nacional composta por docentes das Instituições Associadas.

Dissertação: Versando sobre tema específico pertinente ao currículo do Matemática do Ensino Básico e que tenha impacto na prática didático pedagógica  em sala de aula. A dissertação é apresentada na forma de aula expositiva sobre o tema do projeto e de trabalho escrito, tendo-se opção de produção técnica relativa ao tema proposto. A SBM dispõe de um banco de dados de dissertações neste link.

Público-Alvo: O corpo discente será constituído por alunos regulares portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação.

Forma de Ingresso: A admissão de discentes no PROFMAT se dá exclusivamente por meio de um Exame Nacional de Acesso (ENA), regulamentado por Edital da Coordenação Acadêmica Nacional, publicado previamente no sítio do PROFMAT na internet. Discentes classificados no Exame Nacional de Acesso que sejam professores em exercício em sala de aula das redes públicas de ensino podem ser contemplados com bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Perfil do Egresso: O egresso do  PROFMAT  deverá possuir sólida formação técnico-científica e profissional em matemática, com  capacidade de atuação no ensino básico e superior. Além disso, buscar compreender e produzir conhecimento na área de matemática do ensino básico. Avaliar  e propor soluções a problemas educacionais  associados a sua atuação docente.

Campos de Atuação: Ensino Básico e Superior.

E-mail do Colegiado do Curso:

Regimento do  Curso: http://www.profmat-sbm.org.br/funcionamento/regimento

Site: http://www.profmat-sbm.org.br

Genilson Ribeiro de Melo - Coordenador

Anderson Reis da Cruz - Vice Coordenador

registrado em:
Fim do conteúdo da página