Conheça a história por trás da criação de “Frankenstein”

As obras literárias têm, através dos tempos, dado voz aos medos e esperanças gerados pelas descobertas científicas e retratado as imagens e mitos em torno da própria idéia de ciência.

Diversos parâmetros podem contribuir para estas representações da ciência, como a cultura e a classe social na qual estão inseridos os autores das obras em questão. Não se pode negar, também, a influência do gênero, já que, pela dominação da ciência pela esfera masculina de ação, o fato de a obra ser de autoria feminina ou masculina pode determinar uma peculiar caracterização do mundo científico.

How Mary Shelley Critiques Patriarchy And Science In Frankenstein

Publicado em 1818, o romance Frankenstein permite discussões de temas relevantes tanto para a sociedade inglesa do século XIX quanto para a visão de mundo que hoje possuímos. A obra, que também traz percepções sobre a rejeição do diferente, é primariamente uma análise da vontade do homem de transpor os limites da natureza e das consequências que tal poder pode trazer.

O livro foi pioneiro e precursor da literatura de horror e ficção científica. Mas você sabe como nasceu essa história?

A ideia para Frankenstein surgiu em uma noite chuvosa de verão na Suíça, onde Mary Shelley passava férias ao lado de dois poetas ingleses: Percy Bysshe Shelley, seu futuro marido, e o célebre Lord Byron, locatário da residência onde o casal estava hospedado. Como os três estavam presos em casa em função da tempestade, Lord Byron sugeriu um passatempo. O poeta, ícone do romantismo, desafiou cada um dos presentes a escrever uma história de fantasmas (e não poderia haver atmosfera mais adequada à temática!).

Em um primeiro momento, Mary Shelley relutou em aceitar o desafio. Alguns dias depois, entretanto, na madrugada de 16 de junho de 1816, a escritora teve a visão de um jovem estudante dando vida a ossos que havia recolhido de uma sepultura. Assim, com apenas 18 anos, Mary Shelley criou Frankenstein. A ideia virou um conto e foi apresentado aos demais presentes na casa.

Incentivada por Percy Bysshe Shelley, Mary trabalhou para desenvolver o conto e transformá-lo em um romance, essencialmente próximo da história original. No livro, o jovem estudante de medicina Victor Frankenstein (que, na cultura popular, acabou por emprestar ao monstro seu nome) dá vida a uma criatura a partir de cadáveres. O monstro, abandonado pelo criador, começa a assimilar os sentimentos humanos e a compreender sua triste condição, revoltando-se e perseguindo Frankenstein.

A primeira vez em que Mary Shelley teve seu romance publicado foi sem seu nome, pois sua autoria era questionada, sob argumento de que uma mulher tão jovem não poderia imaginar uma obra com aquela originalidade. Tornou-se um marco numa época em que o cenário literário era predominantemente dominado por homens. Mary Shelley, foi inspirada por A vindication on the rights of woman, obra de sua mãe, a feminista avant-la-lettre Mary Wollstonecraft, que carrega nas conseqüências de uma construção social de gênero que valoriza os homens como superiores às mulheres.

Dia Internacional da Mulher: Mary Wollstonecraft e Mary Shelley, artigo de  José Eustáquio Diniz Alves

Na terceira edição do livro, revisada e publicada em 1831, a autora agradece a Percy, que assina o primeiro prefácio que Frankenstein recebeu, por incentivá-la a desenvolver a história que nasceu naquela noite de tempestade. Duzentos e dois anos depois, essa obra recheada de questionamentos morais nunca saiu de circulação e está imortalizada na literatura, no teatro e no cinema.

No Netflix você encontra um filme sobre a vida de Mary Shelley.

Fontes:

ROCQUE, L. de L. e TEIXEIRA, L. A.: 'Frankenstein, de Mary Shelley e Drácula, de Bram Stoker: gênero e ciência na literatura'. História, Ciências, Saúde — Manguinhos, vol. VIII(1), 10-34, mar.-jun. 2001.

- https://www.taglivros.com/

- http://unespciencia.com.br/

Leobaldo Prado - Jornalista, locutor / narrador. Produtor e apresentador do podcast de literatura ‘Verso da Prosa’