Projeto de Extensão será lançado hoje no CAHL

Acontece hoje, a partir das 17h00, a abertura do Projeto de Extensão Humanidades e Convergências. O tema do debate será o conceito "cultura", a partir de uma provocação feita no livro do Douglas Kellner, A cultura da mídia. Três professores do Centro provocarão o debate: Renata Pitombo (Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA), Salete Nery (Doutora em Ciências Sociais, UFBA) e Maria de Fátima Ferreira (Doutora em Sociologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

O encontro será na sala 17, no Quarteirão leite Alves.

O que é o projeto?

O projeto de extensão Humanidades e Convergências, coordenado pelos professores Jorge Cardoso Filho e Luiz Nova, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, promoverá durante o ano de 2013 uma série de debates intitulados de “Dedinho de Prosa”. Nele serão discutidos conceitos como arte, memória, cultura, dentre outros, visando à integração da comunidade acadêmica do CAHL.

Observando a dificuldade de diálogo entre os variados cursos do centro, os encontros do “Dedinho de Prosa” pretendem construir uma discussão interdisciplinar integrando os cursos do Centro de Artes, Humanidades e Letras – CAHL e buscando um diálogo abrangente com perspectivas diversas sobre os temas abordados.

Os encontros acontecerão uma vez por mês nas dependências do CAHL, com assuntos diferenciados e textos disponibilizados previamente, para compreensão do tema com antecipação por parte de alunos, professores e servidores, promovendo assim um debate mais profundo e igual entre as diferentes classes.

Para iniciar os debates, professores dos múltiplos cursos existentes no CAHL serão convidados e apresentarão suas interpretações e ideias sobre os conceitos em discussão. A partir daí, todos podem apresentar suas próprias interpretações e objeções ao que foi exposto. Em um mesmo dia de evento, por exemplo, poderemos discutir o conceito de Arte na visão de um Jornalista, um Historiador da Arte e um Artista Visual, e assim por diante ao longo dos encontros, o que permitirá conhecer um pouco mais os vários cursos do CAHL.

O projeto de extensão Humanidades e Convergências almeja através do “Dedinho de Prosa”, integrar o Centro de Artes Humanidades e Letras, permitindo que discentes, docentes e servidores interajam entre si de forma igualitária, aproximando a comunidade acadêmica, permitindo um diálogo abrangente que englobe todos os cursos do CAHL.

Equipe:

Alissandro Lucas