Movimento Estudantil é tema de evento no CAHL

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Política e Sociedade (GEPPS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), promove encontro com o cineasta e documentarista argentino Carlos Pronzato, no próximo dia 30 de novembro, às 14h, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira.

A mesa-redonda intitulada “Juventude e política na América Latina” pretende estimular o debate com os estudantes e demais interessados na temática em torno da juventude e dos movimentos estudantis na contemporaneidade.

O evento terá início com a exibição dos filmes A revolta do Buzú (2003) e A rebelião dos pinguins (2006), ambos dirigidos por Carlos Pronzato, cineasta e documentarista argentino radicado na Bahia. O primeiro mostra a onda de protesto dos estudantes contra o aumento das passagens dos ônibus urbanos em Salvador. O segundo registra a luta dos estudantes secundaristas chilenos, conhecidos por “pinguins”, por uma educação de qualidade. Após a exibição, terão início os debates com a presença do Pronzato.

O evento “Juventude e política na América Latina” é uma atividade idealizada e promovida pelo GEPPS, em parceria com o Coletivo Anarquista Ademir Fernando (CAAF). Além de desenvolver estudos nas suas linhas de pesquisa, o GEPPS é um espaço de discussão acadêmica extraclasse onde os estudantes podem exercitar e desenvolver sua capacidade de argumentar, criticar e elaborar seus próprios projetos de pesquisa. Com esse evento, além de fomentar o debate em torno da participação política juvenil, o GEPPS pretende também interagir com a comunidade local.

Para mais informações, acesse a página do grupo.