Doutores em comunicação são homenageados por 30 anos de titulação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza no próximo dia 7 de dezembro, a partir das 10h, no auditório da Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira-BA, uma homenagem aos professores Sérgio Mattos e Robério Marcelo Ribeiro pelos 30 anos de titulação como doutores em comunicação.

Na ocasião, os professores do curso de Jornalismo terão um momento especial proporcionado pelos demais docentes, por estudantes e também por servidores técnico-administrativos, que prometem muita emoção aos conceituados e aclamados professores.

Além de poeta, compositor e escritor, Sérgio Mattos é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1971). O mestrado (1980) e o doutorado (1982) foram feitos no exterior pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Além disto, ele é autor de inúmeros artigos, capítulos de livros e livros na área literária e da comunicação publicados no Brasil e no exterior.

O professor Robério Marcelo Ribeiro é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1974) e em Direção de Teatro pela mesma universidade (1967). Possui licenciatura plena em Esquema II pela Associação Prudentina de Educação e Cultura (1981), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina (1978), especialização e mestrado interno corporis em Jornalismo Brasileiro e Comparado pela Fundação Cásper Líbero (1979). Doutorado em Ciências, área de Comunicação e Expressão, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1982).

Para Sérgio Mattos, a homenagem é uma grande honra e um momento importante para se resgatar a trajetória e valorizar o trabalho jornalístico e acadêmico que realizam há tantos anos. “O evento é uma oportunidade de compartilhar nossas vivências com os colegas e também com os jovens estudantes, que estão dando início à sua vida profissional”, diz.

Robério Marcelo Ribeiro, emocionado, acredita que este momento é, sem dúvida, bastante importante para os homenageados, mas também para todos aqueles que participam deste momento histórico. Ele lembra que ambos são os primeiros doutores em comunicação da Bahia, o que lhe dá muita honra. “Gosto de contar que sou o primeiro doutor baiano em comunicação, apesar de ter defendido minha tese meses depois de Sérgio, já que ele, de nascença, é cearense”, brinca.

Brincadeiras a parte, o que importa mesmo é que realmente é uma honra para a UFRB ter em seu quadro de docentes estes dois grandes profissionais. É o que diz a diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Georgina Gonçalves: “Somos agraciados pela convivência enriquecedora com os professores Sérgio e Robério, que sempre desenvolvem um trabalho de muita qualidade”.

Texto: Rachel Severo Alves Neuberger