Pesquisadores debatem identidades culturais e religiosidade

“Quando falamos de identidades culturais a gente abrange uma série de práticas, desde o catolicismo, passa pelo candomblé e pelas festas, e Cachoeira é rica nesse sentido”, destacou o vice-diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Wilson Penteado, na última terça-feira (23), primeiro dia de realização do VI Simpósio Identidades Culturais e Religiosidade.

Penteado é membro da comissão organizadora do evento, promovido pela Fundação Hansen Bahia e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e realizado nas últimas terça (23) e quarta-feira (24), no auditório do CAHL.

Ele enfatizou que o Simpósio Identidades Culturas e Religiosidade é de extrema importância para a comunidade Cachoeirana. “Esse evento é muito importante para Cachoeira que, como nós sabemos, é um manancial de manifestações culturais.” Wilson avalia o primeiro dia positivamente, tanto pelo número de inscrições recebidas como pelo número de alunos e pessoas da comunidade que participaram das mesas, tanto pela manhã como pela tarde.

O Simpósio teve como objetivo proporcionar a discussão cultural e religiosa no Recôncavo, região dotada de influências de diversas partes do mundo, destacando-se à África.

No seu primeiro dia, contou com a participação da professora Sabrina Mara Sant’Anna (UFRB), compondo a mesa de abertura, com o tema: “Os Sacrários da Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Vila Rica”, e dos professores doutores Marcelo Cunha (UFBA) e Walter Fraga (UFRB) com os temas: “Breves considerações sobre arte afro-brasileira” e “Irmandades negras na Bahia”.

Palestras e debates sobre cultura e identidade, ministradas por professores e doutores da área, fizeram parte da programação.

Foto: Roquinaldo Freitas

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lélia Sampaio