Minicurso de Extensão - Arqueologia na Cidade: um projeto onde a cidade se encontra com a sua construção

Estão abertas as inscrições para o Minicurso de Extensão organizado pelo Grupo de Pesquisa Recôncavo Arqueológico. O Curso será nos dias 26 e 27 de setembro, das 08h00 às 12h00, no CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras e será ministrado pela professora doutora Maria da Conceição Lopes, da Universidade de Coimbra. As inscrições devem ser feitas através do e-mail reconcavoarqueologico@gmail.com. Atenção! Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Informações:

A proposta

Construir um projeto de arqueologia urbana numa dimensão social de perspectiva de futuro é entregar às comunidades a materialidade da herança e da memória colectiva que o saber lhes resgatou da epiderme do chão que, por ser por elas usado, lhes pertence por direito próprio.

A arqueologia nas cidades como ação propiciadora do encontro do conhecimento do passado com a cidade atual e da conjugação de ambos numa perspectiva de participação e desenvolvimento da comunidade assume-se, assim, como uma instância que convoca a comunidade a participar como elemento ativo na preservação da sua memória e no usufruto do seu passado.

1. Arqueologia nas cidades: definição de um conceito

2. A construção da cidade: Morfologia e materiais

3. Mão de obra e técnicas de construção

4. Transmissões e heranças na cidade atual

5. Experienciação do espaço e hibridismos culturais

6. Resgates do passado vidas no presente

7. Participação coletiva e envolvimento comunitário

8. Análise de documentos fotocartográficos

Informações sobre a ministrante

Maria da Conceição Lopes nasceu a 14 de Fevereiro de 1961, no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, Portugal. É professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Licenciada em História, Variante de Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no ano de 1984. No ano de 1987, obteve o Diplôme d'Études Approfondies (D.E.A.) na Université de Bourdeaux III.

Doutorou-se pela Universidade de Coimbra, no ano de 2000, defendendo a dissertação “A cidade Romana de Beja. Percursos e debates acerca de Pax Iulia”, com a qual obteve o Grau de Doutor, com louvor e distinção, por unanimidade.

Conceição é ainda diretora do Centro de Estudos Arqueológicos da Universidade de Coimbra e Porto, coordenadora de projetos internacionais, consultora da UNESCO para questões de reconhecimento do Patrimônio Mundial, coordenou escavações no Egito, Turquia, Síria, Angola e várias regiões de Portugal.

Organização: Grupo de pesquisa Recôncavo Arqueológico (UFRB).