Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

PROJETO DE EXTENSÃO 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA E SEUS DESDOBRAMENTOS HISTÓRICOS - 16 A 18 DE JULHO - IFBAIANO CAMPUS GOVERNADOR MANGABEIRA

Prezados alunos, servidores do IFBAIANO, de outras instituições de ensino e comunidade de Governador Mangabeira, região e de outros municípios. Depois de muito trabalho é com imensa satisfação que após quase um ano de planejamento e práticas durante o processo de ensino e aprendizagem com as turmas atuais do segundo e terceiro ano dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Agroindústria do campus Governador Mangabeira, quatro voluntários e duas bolsistas do projeto, que convidamos a todos, para a culminância do Projeto de Extensão 100 anos da Revolução Russa e seus desdobramentos históricos. A mesma ocorrerá entre os dias 16 a 18 de Julho no campus Governador Mangabeira, durante a realização do II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, evento que contará com programação rica e que envolverá as diversas áreas do conhecimento. Tem como um dos seus objetivos, discutir o tripé ensino, pesquisa e extensão como um dos pilares fundamentais para uma educação pública de qualidade e que contribua para a real transformação dos sérios problemas que afligem a maioria dos seres humanos. 

No que se refere, particularmente ao tema do projeto, pretende-se na culminância do mesmo, oportunizar de forma sintética e dentro dos limites deste projeto, a expressão histórica, política e cultural, análise e debates de conteúdos a respeito de um dos principais acontecimentos do século XX: a Revolução Russa de Outubro de 1917. Que transcendeu esta primeira experiência de uma revolução Socialista e se desdobrou em outras revoluções como a da China, Cuba, Vietnã, Nicarágua e também por meio de outras experiências importantes como a Revolução dos Cravos em Portugal e do Governo de Salvador Allende no Chile. Assim como nas diversas lutas anticoloniais e anti-imperialistas na América Latina, África, Europa e lutas políticas e anti-raciais, inclusive nos EUA. No Brasil, seus desdobramentos se fizeram presentes a partir de 1922, com a fundação do PCB e nas diversas lutas de contestação e resistência dirigidas por esta e outras organizações políticas surgidas a partir de determinadas condições históricas e de vida dos seus povos e escolhas de seus dirigentes e militantes políticos. Diversas lutas que as organizações da esquerda travaram no passado contra as classes dominante e que se mantiveram no século XXI, no presente, nas diversas lutas contestatórias no mundo, na América Latina e, particularmente no Brasil, assim como também por meio de vasta produção teórica elaborada por dirigentes políticos que atuam organicamente em diversas instituições do Estado e da Sociedade Civil, inclusive pela academia. 

Durante os três dias do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, os alunos realizarão apresentações culturais e de análise de conteúdo de alguns dos principais processos revolucionários, lutas de resistência e importância do significado histórico de alguns dos principais dirigentes revolucionários que contribuíram para o avanço de uma práxis revolucionária, uma prática e teoria marxista. Tão necessária para análise da realidade e transformação das condições de vida da imensa maioria da sociedade Confira abaixo a programação dos minicursos, cuja proposta estão concatenados com o projeto. E não deixe de conferir a programação geral do II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Aguardamos a sua presença!

registrado em:
Fim do conteúdo da página