Mostra Cartografia do Cinema no Recôncavo 22/10

A Mostra Cartografia do Cinema no Recôncavo exibe no próximo sábado, 22, às 19h, no Cine-Theatro Cachoeirano, o documentário As Phylarmônicas (29’, 1975), filme raro do cineasta baiano Agnaldo Siri Azevedo, seguido de apresentação musical do Coletivo Novos Cachoeiranos, com o tema Trilhas sonoras cachoeiranas – Homenagem ao bicentenário.

O concerto é uma homenagem ao maestro abolicionista Tranquilino Bastos e ao bicenterário da independência do Brasil, com apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, via Edital de Cultura 01/2019, e do Conselho de Políticas Públicas Culturais de Cachoeira.

O filme As Philarmônicas, de 29 minutos,foi realizado em Salvador, durante um grande encontro de filarmônicas para comemorar o aniversário de 150 anos de independência da Bahia, e em cidades do Recôncavo, como Nazaré das Farinhas, Maragogipe e Cachoeira. Além de filmar o concerto regido pelo maestro Carlos Veiga, com participação de Dorival Caymmi, a obra traz entrevistas com mestres e integrantes das filarmônicas, revelando histórias, conflitos e referenciais culturais de cada cidade.

Na mesma sessão, serão exibidos também os videoclipes Airosa Passeata (2012), de Artur Dias, e Suíte Cachoeirana (2019), de Luan Santos, com composição e atuação de Mil Vinny’s (Vinicius da Conceição). Ambos os musicais foram realizados por estudantes e egressos do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, com músicos das filarmônicas Lyra Ceciliana e Minerva.

A atividade será encerrada com o concerto Trilhas sonoras cachoeiranas – Homenagem ao bicentenário, do Coletivo Novos Cachoeiranos, com produção musical de Jorge Queiroz (Jorjão da Lyra), e direção musical do compositor e maestro Sólon Mendes (Cecult/UFRB). O coletivo é um projeto de extensão do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB em Santo Amaro, em parceria com as filarmônicas do território. A banda é formada atualmente por 14 integrantes, incluindo estudantes de Música e Artes Visuais dos dois centros de ensino em Cachoeira e Santo Amaro.

Projeto de extensão

A Mostra Cartografia do Cinema no Recôncavo é um projeto de extensão, coordenado pela professora Cyntia Nogueira, com foco na difusão da memória e história do cinema realizado no território. Trata-se de uma parceria como o site de mesmo nome (https://cartografiadocinemanoreconcavo.com), com coordenação de Iago Ribeiro, que tem se dedicado à pesquisa, catalogação e exibição de filmes produzidos no Recôncavo, com o Cineclube Mário Gusmão (CAHL/UFRB) e o Cine-Theatro Cachoeirano, do município.

Mostra Cartografia do Cinema no Recôncavo

22.10 – 19h - sábado – Cine-Theatro Cachoeirano

Sessão Filarmônicas

Airosa Passeata (2:41’’, 2012), de Artur Dias

Suíte Cachoeirana (6:44’’, 2019), de Luan Santos

As Philarmônicas (29’, 1975), de Agnaldo Siri Azevedo

Conversa sobre os filmes com Iago Ribeiro, Edevard França, Jorge Queiroz (Jorjão da Lyra), Luan Santos e Mil Vinny’s (Vinicius da Conceição)

Apresentação musical Coletivo Novos Cachoeiranos

Trilhas sonoras cachoeiranas – Homenagem ao bicentenário

Sinopses:

Airosa Passeata (2’:41’’, 2012), de Artur Dias

Airosa Passeata foi composta pelo maestro e fundador da Lyra, Tranquilino Bastos, celebrando a Lei Áurea de 13 de maio de 1888. A histórica música é um marcante festejo da liberdade. Filmado com músicos da Filarmônica Lyra Ceciliana.

Suíte Cachoeirana (6’44’’, 2019), de Luan Santos

Um herói Cachoeirano embarca numa jornada para resgatar sua fantasia e poder participar da emblemática Festa D'Ajuda. Composição e atuação de Mil Vinny´s (Vinicius da Conceição).

As Philarmônicas (29´, 1975), de Agnaldo Siri Azevedo

Documentário sobre as filarmônicas baianas. O filme foi realizado durante grande concerto realizado no Terreiro de Jesus, em Salvador, regido pelo maestro Carlos Veiga, com a presença de Dorival Caymmi, por ocasião do aniversário de 150 anos de independência da Bahia, e em cidades do Recôncavo, como Nazaré das Farinhas, Maragogipe e Cachoeira. A obra tem como tema apresentar as bandas de filarmônicas do interior, entrevistando seus mestres e integrantes, revelando histórias, conflitos e referenciais culturais de cada cidade.

Mais em https://www.instagram.com/cartografiacine.rec/?hl=pt-br

Mais em https://www.facebook.com/cartografiacine.rec