Nota de pesar do Conselho do Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia CAHL/UFRB, sobre a morte do político Haroldo Lima

Publicado: Quarta, 24 Março 2021 17:54

Existem pessoas que marcam de forma indelével a história de nosso país! Haroldo Lima foi uma delas.

O Conselho Diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Haroldo Lima, notório político da Bahia, e honrado membro e dirigente do Partido Comunista do Brasil. Nascido em Caetité, Bahia, a 7 de outubro de 1939, Haroldo Lima faleceu em 24 de março de 2021, mais uma vítima da Covid-19.

Haroldo Lima cumpriu cinco mandatos como deputado federal, e posteriormente, teve atuação direta na Agência Nacional do Petróleo (ANP). Como parlamentar, destacou-se na defesa dos direitos de minorias sociais, especialmente na década de 1980, quando sua presença na Assembleia Nacional Constituinte foi fundamental, por exemplo, para garantia dos artigos sobre os direitos indígenas. Defensor da ciência, também colaborou sobremaneira na defesa das universidades públicas.

Somos uma universidade majoritariamente composta por jovens, e consideramos fundamental o direito à memória e a justiça no país, especialmente em um dia como hoje, 24 de março, Dia Internacional do Direito à Verdade. Registramos a nossa posição de respeito a homens como Haroldo Lima, que quando jovem, foi um forte combatente da ditadura militar, sobreviveu à tortura e à clandestinidade, e participou da luta pela redemocratização do país.

Nos solidarizamos com a sua família, amigos e companheiros de partido, e afirmamos a nossa posição de luta em defesa da democracia, dos direitos sociais, da igualdade e da justiça.

Cachoeira, 24 de março de 2021.

Conselho do CAHL