Pós-pandemia, formandos e formandas do CAHL participam de colação de grau no Cine Theatro Cachoeirano

Publicado: Quarta, 31 Agosto 2022 09:03
imagem sem descrição.

Após dois anos com atividades presenciais suspensas, aos poucos a rotina acadêmica retorna à normalidade. Foi na última quinta-feira (25) no Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira (BA), que o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) pôde realizar a cerimônia de Colação de Grau de forma presencial, com a participação dos discentes, docentes e técnicos-administrativos da instituição. Por outro lado, estudantes que não puderam se deslocar para o Recôncavo se graduaram através de videoconferência, formato com mesmo valor técnico. Ao total, o evento colocou à disposição do mercado de trabalho 42 profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Gestão Pública e Serviço Social.

Compuseram à mesa de honra das cerimônias o reitor da UFRB, Fábio Josué Souza dos Santos, a diretora do CAHL, Dyane Brito Reis Santos, o coordenador do curso de Jornalismo Guilherme Moreira Fernandes, o coordenador do curso de Gestão Pública, Lucas Cerqueira, a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Alene Lins e o coordenador do curso de Serviço Social, Fabrício Fontes de Andrade.

Para a juramentista do curso de Jornalismo, Gabriela Freitas, essa data foi o retorno das comemorações presenciais, visto que essa é a primeira solenidade presencial após o período de pandemia do curso de Jornalismo: “Ser a primeira turma da solenidade presencial foi uma experiência incrível! Espero que o juramento seja só o primeiro passo de realizações profissionais para todos e todas concluintes”, comemorou.

O evento contou também com a presença de discentes concluintes como Luana Borges, formanda de Gestão Pública, que se emocionou durante a cerimônia, destacando a superação vivenciada durante o período da pandemia da Covid-19. “Essa data foi um marco na minha vida! Pude rever os meus colegas de turma e familiares. Essa instituição de ensino sempre me acolheu. Futuramente, irei me orgulhar de contar sobre esse momento para os meus filhos e netos.”

Michele Santana, formanda de Publicidade e Propaganda, aproveitou a oportunidade para celebrar. “Agradeço a instituição pelo acolhimento durante o processo de graduação. Principalmente, por estarmos celebrando esse momento vivos e ao lado dos nossos parentes. No momento da cerimônia, passou um filme na minha cabeça”, disse.

A formanda em Serviço Social, Bruna Teixeira, aproveitou o momento para se orgulhar da própria trajetória acadêmica. “Eu, enquanto mulher preta, moradora de comunidade rural, agora estarei abrindo portas para outras pessoas como eu, que apesar das dificuldades de deslocamento até a universidade, não desisti”, contou orgulhosa.

Emocionado, o Reitor Fábio Josué pontuou em seu discurso a necessidade da UFRB como transformadora social: “essa Universidade é formada por alunos oriundos de escolas públicas, de comunidades quilombolas, de comunidades indígenas, de comunidades LGBTQIA+, portadores de necessidades especiais, camponeses, mulheres, que pintam essa Universidade de povo e mostra a representação da sociedade do Recôncavo, aqui neste espaço. Nós muito nos orgulhamos de construir essa Universidade tão singular”.

Entre os destaques da solenidade, foi salientado que o Brasil é um país misto de culturas e conhecimentos que detém potencial. Foi justamente esse aspecto que ficou em evidência na cerimônia. O evento trouxe a educação como ferramenta transformadora e essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade que, apesar de todas as adversidades enfrentadas por jovens e adultos dentro do espaço acadêmico, muitos deles e delas conseguiram realizar seus sonhos de concluírem as jornadas em um curso superior. “É possível redistribuir política pública de qualidade e transformar vidas de jovens, adultos e de suas famílias”, concluiu Dyane Brito, diretora do CAHL.

De Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, o formando em Jornalismo Matheus Ribeiro participou da colação um dia depois do formato presencial, no dia 26 de agosto. Iniciada pontualmente às 10h, a chamada contava com a diretora Dyane Brito e o coordenador do curso Guilherme Fernandes. Após a feitura do juramento, que traz, dentre outros aspectos, o compromisso com a verdade e o bom uso da informação, os participantes falaram do reencontro presencial nos programas de ensino da Universidade e da alegria do momento. “Foram anos especiais demais para mim. Todos que me cercaram, me enriqueceram de alguma maneira. Sou muito agradecido pelas trocas. Sigo jornalista a partir de agora.”

Ouça também o Podcast com outros relatos da coleção de grau.

Confira fotos:

Ficha técnica:

Produção dos jornalistas formados pela UFRB

Coordenação: Prof. Dr. Guilherme Fernandes

Editora-chefa: Lila Santos

Revisão: Matheus Ruffino

Produção textual: Ramon Ramos e Lila Santos

Locução: Sâmia Salles

Edição de áudio: Saulo Leal (TAE e Diretor de Som da UFRB)

Fontes Podcast:

Daianna Ferreira (Serviço Social)

Dyane Brito (Direção)