Professores e estudantes do CAHL participam de Congresso em Fortaleza

Publicado: Terça, 11 Setembro 2012 08:34

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) esteve representado durante o XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (http://intercom.unifor.br), realizado de 3 a 7 de setembro, em Fortaleza-CE. Na ocasião, o vice-coordenador do curso de Comunicação Social / Jornalismo da UFRB, Prof. Dr. Robério Marcelo Ribeiro, esteve presente no Intercom buscando parcerias para pesquisa e também atividades de extensão. Segundo ele, tudo está sendo acertado para que um grande congresso seja realizado na Bahia.

O Prof. Dr. Sérgio Mattos foi um dos participantes mais ativos. Ele foi conferencista do simpósio "Os livros que mudaram a comunicação" e também do Simpósio Valério Britos, ambos realizados no dia 3. No dia 6, o professor foi conferencista da Mesa Identidade e Memória: Cearenses Ilustres.

A Profa. Ms. Rachel Severo Alves Neuberger, além de ter apresentado o trabalho "Rádio-Poste no Recôncavo da Bahia: o papel comunitário do Serviço em Linha Modulada", no Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora, dia 6, foi homenageada como membro da Geração Intercom durante a Assembléia do Intercom e também lançou o livro editado pela UFRB, "O rádio na era da convergência das mídias" (Editora da UFRB) durante o Publicom, dia 5.

A Profa. Dra. Hérica Lene foi jurada do Expocom, que são trabalhos desenvolvidos por estudantes, nas sessões Jornal-laboratório, Jornal Mural e Revista, no dia 5, e no dia seguinte, a professora apresentou o trabalho "Memória e história do jornalismo de economia brasileiro: a 'construção' das notícias na Gazeta Mercantil", no Grupo de Pesquisa História do Jornalismo.

O Prof. Dr. Gilmar Hermes também esteve presente no evento, coordenando uma mesa de apresentação de trabalhos do Grupo de Pesquisa de Semiótica da Comunicação, onde também foi comentarista de um dos trabalhos e ainda apresentou o artigo "Pontos de Partida para a Edição de Arte".

Outro professor da UFRB a participar do Intercom foi o Prof. Dr. Jorge Cardoso Filho, que apresentou o trabalho "Espaços de Experiências e Horizontes de Expectativas como categorias metodológicas para o estudo das cenas musicais", no Grupo de Pesquisa Comunicação, Música e Entretenimento, dia 6. Para ele, o encontro foi muito válido e propõe que se faça uma delegação ainda maior para o próximo congresso, a ser realizado em Manaus, em 2013.

Além dos professores, uma estudante de jornalismo, Lorena Morais, apresentou o trabalho "Jornalismo, Ética e Política: como estabelecer ética jornalística em veículos pertencentes a grupos políticos?". Cauê Rocha, estudante de Cinema e Audiovisual também participou do evento como ouvinte.

Profa. Rachel Neuberger durante lançamento do livro "O rádio na era da convergência das mídias" (Crédito: Ubiratan Alves)

Prof. Sérgio Mattos durante a mesa "Os livros que mudaram a comunicação" (Crédito: Débora Queirós)