Professor do CAHL tem projeto aprovado pela Fapesb

Publicado: Quarta, 12 Setembro 2012 08:25

Já imaginou utilizar um computador reciclado? Ou ter um teclado como parte de um objeto de decoração? Pode parecer estranho, mas isto não só é possível, como também vai se tornar realidade através do Projeto de Pesquisa Reciclagem Eletrônica e Criatividade como Mecanismos de Sustentação Econômica que foi aprovado no Edital 013/2012 – Apoio à Educação para o Empreendedorismo publicado pela Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do estado da Bahia.

O projeto é uma parceria entre o Centro de Artes, Humanidades e Letras com o curso de Pós-Graduação em Tecnologia Social, foi criado pelos professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): Fernando Luiz Ferreira Rabelo (pesquisador e coordenador) e Alessandra Bandeira Antunes de Azevedo (pesquisadora). A professora Marilei Catia Fiorelli (CAHL), o Diretor de Programa Wille Marcel Lima Malheiro (CAHL) e Henry Benavides-Puerto (Gestor de Atendimentos em Design e Desenvolvimento Sustentável) foram convidados para participar do projeto.

A proposta é estimular a educação empreendedora através da capacitação de jovens das escolas de Cachoeira, São Félix e Cruz das Almas para a montagem de computadores a partir da reconstituição de equipamentos obsoletos e/ou descartados e o desenvolvimento de sistemas de objetos utilitários e decorativos, a partir da reciclagem de resíduos eletrônicos que não conseguiram ser aproveitados no processo de metarreciclagem, estimulando assim, a formação de unidades empreendedoras de negócios a serem geridas pelos próprios jovens.

Ao final do projeto, que estamos considerando piloto os alunos terão recebido formação em montagem e manutenção de computadores, no desenvolvimento de novas aplicações e produtos a partir do resíduo eletrônico e em empreendedorismo e gestão de negócios para que possam montar seus negócios individualmente e coletivamente.