UFRB exibe Mostra do Dia Internacional de Animação

Publicado: Segunda, 05 Novembro 2012 15:12

Dia 28 de outubro é o Dia Internacional da Animação e, para comemorar, nessa mesma data foi realizada a Mostra Nacional de Curtas-metragem, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, realizado pela Associação Brasileira Cinema de Animação.

Foram exibidos 39 curtas, com diferentes classificações etárias, para diversos públicos. Além de filmes brasileiros, pode-se assistir animações produzidas em diversos países, como Portugal, Rússia, Austrália, Canadá. As técnicas utilizadas nas animações variam entre stop motion, lápis sobre papel, flash, pintura no tempo e recorte digital, em sua maioria, com formatos de 2D e 3D.

Ao trabalhar com animação, o profissional encontrará grandes desafios, pois o processo de produção, até de um simples desenho, é demorado. O professor e coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, Adriano Oliveira, que coordena um grupo de animação que, atualmente, está trabalhando em uma animação 3D chamada “Turminha Kirimurê”, realizado pelo Laboratório de Animação Interativa Digital, da UFRB, explicou que a animação não é uma coisa única: é um conjunto de técnicas, desde as de desenho animado, de stop motion, de 3D e técnicas baseadas no corpo humano, a partir de fotografias. “Com tantas técnicas em expansão, o mercado de trabalho é bastante amplo”, enfatizou.

Sobre o mercado de trabalho atual, Adriano Oliveira afirmou que hoje, no Brasil, tem-se uma carência de profissionais da área de animação. “Existe um mercado muito grande e que vem se ampliando. O Brasil tem um nível de animação muito bom, exportam-se profissionais para outros países e, dentro do Brasil, falta profissional para dar conta da demanda do mercado”, acrescentou.

Com essa falta de profissionais, é importante anexar aos cursos de graduação, como o de cinema, disciplinas que estabeleçam conexão com desenhos e animações, porque assim, futuramente, poderão ingressar no mercado de trabalho como profissionais da área.

Através da tecnologia, os aspirantes e estudantes de animações podem fazer filmes em casa, até para interesse comercial. Se o produto se encaixar no perfil de alguma produtora ou chamar atenção no mercado, o resultado pode ser lucrativo.

Curiosidades:

- A série “Os Simpsons” conta com sete equipes de produção. Cada episódio leva até quatro meses para ficar pronto e custa cerca de US$1 milhão.

- Brasileiros marcam presença em famosos estúdios do exterior como, por exemplo, Carlos Saldanha, co-editor de “A era do gelo”, e Fábio Lignini, da “Dreamworks” e “Ennio Torresan”, que também participou dos primeiros episódios de “Bob Esponja”.

- “Meu AmigãoZão e “Peixonauta” são animações realizadas por profissionais brasileiros.

- Atualmente, o mercado de trabalho chega a pagar ao profissional empregado num estúdio, salários entre R$ 1,5 mil e R$ 6 mil.

Por que esse dia? - Breve Histórico:

Émile Reynaud, em 28 de outubro de 1892, projetou pela primeira vez seu teatro óptico no Museu Grévin, em Paris. Essa foi a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. Tal pioneira iniciativa é comemorada através dessa data pela Associação Internacional de Filmes de Animação (ASIFA), que lançou o evento, com apoio o de diferentes grupos internacionais filiados.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lelia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Bárbara Rocha