Pesquisadores de Arte Cemiterial visitam cemitérios de Cachoeira e São Félix

Publicado: Terça, 06 Novembro 2012 13:47

O grupo de pesquisa Recôncavo Arqueológico realizou no feriado de finados, na última sexta-feira, visitas técnicas aos cemitérios de Cachoeira e São Félix, como parte da investigação que conta com a participação de professores e alunos do curso de Museologia, do Centro de Artes, Humanidades e Letras.

O estudo da arte funerária ainda é pouco conhecido no cenário da pesquisa brasileira. Na Bahia, alguns cemitérios já foram objeto de pesquisa, como o Cemitério do Campo Santo, Cemitério do Convento de São Francisco e Venerável Ordem Terceira do Carmo, Cemitério dos Ingleses, em Salvador; Cemitério de Santa Isabel de Mucugê; o Cemitério de Nossa Senhora da Vitória e o Cemitério de São Jorge dos Ilhéus, no sul do estado. Pensando no desenvolvimento e no estímulo a essa linha de pesquisa, foi criada a Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC).

O projeto de pesquisa “Os cemitérios de Cachoeira e São Félix: identificação, análise, preservação”, dos alunos de Museologia, coordenados pela professora Fabiana Comerlato, busca desenvolver os estudos cemiteriais na região do Recôncavo da Bahia, onde foram escolhidas as cidades de Cachoeira e São Félix. A pesquisa tem como objetivo realizar a identificação dos cemitérios da zona urbana e rural, com a construção de um banco de dados, diagnóstico dos problemas de conservação e proteção do patrimônio.

De acordo com a professora Fabiana, “o objetivo da visita cultural aos cemitérios de Cachoeira é divulgar as pesquisas realizadas pelo grupo e sensibilizar a comunidade sobre a importância na preservação deste patrimônio”. A professora afirma ainda que a UFRB conta hoje com três planos de trabalho, associados à PROPAAE (vamos colocar o que significa a sigla entre parênteses), na pesquisa “Estudos Cemiteriais do Recôncavo”, do grupo de pesquisa Recôncavo Arqueológico. Os planos são: “Cemitérios dos alemães: Do inventário à elaboração de uma proposta de tombamento”, “Cemitérios municipais de Cachoeira e São Félix: dos enterramentos às praticas contemporâneas de ritualização da morte (1950 -2000)” e “Os cemitérios de Cachoeira e São Félix: identificação, análise e preservação”.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lélia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Bárbara Rocha