Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Seminário Universidade e Sociedade reúne especialistas de várias áreas

Publicado: Terça, 06 Novembro 2012 14:09

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) sediou nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, o Seminário Universidade – Sociedade, que contou com a participação de professores, pesquisadores, alunos e extensionistas com o propósito de discutir tal relação.

O segundo dia do evento teve início com uma sessão de apresentação de posters e produtos no foyer e área interna do CAHL, às 8h30. Às 10h30 começou a primeira mesa redonda do dia: “Meios e produtos na aproximação da Universidade – Sociedade”, com moderação de Carlos Alfredo L. de Carvalho (Agronomia – UFRB) e participação dos professores Guilherme Maia (Comunicação – UFBA), Maria Helena Besnosik (Extensão e Educação – UEFS) e Núbia Ribeiro (Química – IFBA). Nas exposições, temas como o surgimento das universidades no mundo e no Brasil, o papel social que elas desempenham, e a contribuição de discentes e docentes para que a relação se concretize foram debatidos.

 

A programação do período da tarde iniciou-se com a mesa “Ambientes interativos x histórias locais – uma investigação sobre a arte interativa e memória na cidade de Cachoeira” e com a primeira sessão de comunicação oral, ambas às 14h. A primeira aconteceu na sala de vídeo no CAHL e teve como convidados os professores Carolina Fialho e Fernando Rabello (Artes Visuais – UFRB) e moderação de Rita Lima (Cinema e Audiovisual – UFRB). A segunda contou com a participação de pesquisadores que apresentaram trabalhos próprios com temas variados, como “Enciclopédia Ambiental: desdobramentos de uma metodologia integrada de Educação e a comunicação de massas”, de Jesus Delgado e Renato de Almeida; “Ritual e reflexão: etnografia do Cineclube Mario Gusmão”, de Daniel Rocha e “‘Porque eu não vou assinar a minha renda, não é?’ Tradições, sustentabilidade e pressões na pesca artesanal em Ilhéus, BA, 1960-2008”, de Luiz Henrique dos Santos Blume. A mediação foi feita por Vanessa Hatje (Oceanografia – UFBA).

A segunda sessão de comunicação oral começou às 15h30, com a exposição de mais quatro pesquisas, sendo: “O uso do Guia didático “Os maravilhosos manguezais do Brasil” no contexto da Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape, Maragojipe-BA”, das alunas Maiane Suzarte da Silva, Andressa Cristina Vieira, Raiumundo Ladislau e dos professores Jesus Manuel Delgado e Renato de Almeida; “Estágio-intervenção e conexões temáticas da EJA(l): lições teórico-práticas da transversalidade na formação de professores”, de Neilton Silva; “Por uma prática extensionista libertadora: possibilidades e desafios da atuação da UFRB no Recôncavo”, de Renato de Almeida, Ósia Alexandrina Vasconcelos e Maria Aparecida Andrade; e “Assistência estudantil: sua importância, atores envolvidos e panorama atual”, de Edleuza Nery Garrido. A moderação foi feita por Caio Adan (História – UEFS).

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lélia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Bárbara Rocha

registrado em:
Fim do conteúdo da página