Pró-reitor da Universidade de Washington visita o CAHL

Publicado: Quinta, 22 Novembro 2012 20:49

Conhecer de perto a real aplicabilidade das políticas afirmativas no Brasil foi o principal motivo da visita do “Pró-Reitor para o crescimento ou avanços do corpo docente” da Universidade de Washington, Prof. Dr. Luis Ricardo Fraga, à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), nesta semana.

Acompanhado pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Fermino, ele esteve no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), dia 21, e foi recebido pela diretora do centro, Georgina Gonçalves e docentes, principalmente do curso de cinema, artes visuais e jornalismo.

Fraga trabalha com a área de ciências políticas e elogia sobremaneira a política de inclusão que é realizada no Brasil. O principal diferencial, segundo ele, é que, aqui, a política é trabalhada em forma de Lei nacional, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, onde as ações são mais institucionais e dependem da linha adotada por cada instituição. Além disso, conhecedor de experiências naquele país, ele afirma que ainda há muita reação contrária às ações.

No entanto, ele reconhece a importância que existe na convivência entre pessoas de etnias, raças, gêneros diferentes, principalmente para a excelência na universidade. “É isso que faz o ensino ser de qualidade, pois temos a oportunidade de trocar experiências e não ser, como acontece em alguns casos, um reprodutor de dados”, diz.

Para Fraga, esta oportunidade deve ser compartilhada entre todos. “O pobre, afro-descendente ou latino não podem se sentir hóspedes nas universidades, mas comprometidos e parte do crescimento que é de todos”, avalia.

Na visão de Ana Fermino, a visita de alguém tão conceituado nos Estados Unidos e com uma visão de inclusão tão interessante é uma honra. “Temos muito o que aprender ouvindo a experiência deles neste sentido”, elogia. Ainda segundo ela, a UFRB já possui um convênio em andamento com a Universidade de Washington no campo da engenharia, mas as possibilidades de ampliar este raio de ação entre as universidades é bastante grande, inclusive para o setor de comunicação e artes.

[rokdownload menuitem="120" downloaditem="338" direct_download="false"]Currículo do Dr. Luis Ricardo Fraga[/rokdownload]

Pró-reitor de Universidade de Washington, Luis Fraga, elogia a experiência da UFRB nas políticas afirmativas

Pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Ana Fermino, Coordenador do curso de Artes Visuais, Antonio Portela e Diretora do CAHL, Georgina Gonçalves (de frente – sequencia da esquerda para a direita)

Texto:

Rachel Severo Alves Neuberger