Estudantes de jornalismo apresentam trabalho acadêmico no México

Publicado: Sexta, 23 Novembro 2012 16:38

No próximo dia 29 de novembro, as estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cintia Pina e Mariana Souza, seguem rumo à Cidade do México, a fim de participar da “Primera Convención Latinoamericana de Estudiantes de Sociología”, que acontece de 3 a 7 de dezembro.

Elas tiveram o artigo “El uso de computadoras e Internet en las escuelas comunitárias de Andaraí-Bahia- Brasil”, produzido para a disciplina de Jornalismo Online, ministrada pela Profa. Rachel Severo Alves Neuberger, aprovado para apresentação no evento.

O artigo trata de como o computador conectado à internet tem sido cada vez mais associado à escola, mas sua incorporação no processo de ensino ainda é pequena, apesar dos diversos programas de Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e do Ministério da Educação (MEC) que a cada dia levam mais tecnologia às escolas. “Partindo dessas constatações, foi realizado este estudo, que tem como propósito analisar como tem sido utilizado o computador e a internet nas escolas públicas da cidade de Andaraí- BA”, afirma Cintia Pina. Segundo ela, para alcance dos objetivos, foi realizada entrevista com a Secretária de Educação do município e observação em sala de aula.

Cintia Pina conta que ter o artigo aprovado foi uma boa surpresa, pois foi enviado na última semana. “Ficamos muito felizes quando recebemos o e-mail sobre a aceitação, e depois disso tivemos que correr bastante para poder ir”, conta orgulhosa.

As estudantes ficam no México até o dia 10 de dezembro, na companhia de um amigo que estuda na universidade onde o evento será realizado.

“Esperamos representar bem a UFRB, já que o nosso trabalho foi um dos dois que foram aceitos do Brasil, e voltar cheias de histórias e experiências novas”, finaliza Cintia Pina.

Texto:

Rachel Severo Alves Neuberger