Professor do Curso de Museologia da UFRB ganha prêmio durante o 5º Fórum Nacional de Museus

Publicado: Terça, 27 Novembro 2012 20:01

No dia 21 de novembro de 2012 o Prof. Carlos Costa, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) foi agraciado com a "Medalha de Honra ao Mérito 80 anos da Escola de Museologia", durante o V Encontro da Rede de Professores Universitários do Campo da Museologia, no âmbito do 5º Fórum Nacional de Museus, realizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Esta menção foi idealizada em homenagem aos oitenta anos do curso de Museologia mais antigo do país e é concedida pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) às pessoas que tiveram destaque no campo museológico nos últimos anos.

Acerca da premiação o Prof. Carlos Costa disse que "além dos trabalhos desenvolvidos no COREM 1R (Conselho Regional de Museologia 1ª Região) e das intensas discussões sobre gestão estatal do patrimônio arqueológico, muito dessa menção, senão ela toda, se deve, obviamente, ao trabalho que temos realizado na UFRB. Nesse sentido, inequivocamente, a Honra ao Mérito recebida estende-se aos colegas do curso, ao Centro de Artes, Humanidades e Letras e, é claro, a UFRB”.

Ainda neste evento o Prof. Carlos Costa, junto com a Profa. Dra. Elizabete de Castro Mendonça (UFS), assumiram a coordenação de Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia, no biênio 2012-2014, quando também passaram a compor o Comitê Gestor do Sistema Brasileiro Museus, administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), na representação das instituições universitárias relacionadas a área da Museologia.

Prof. Ivan Coelho Sá, Diretor da Escola de Museologia da UNIRIO, realizando a entrega da Medalha de Honra ao

Mérito 80 anos da Escola de Museologia ao Prof. Carlos Costa. Foto: Henrique de Vasconcelos Cruz.