Alunos do CAHL são premiados na XI Bienal do Recôncavo

Publicado: Segunda, 03 Dezembro 2012 09:49

Alunos do curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras foram premiados na XI Bienal do Recôncavo. Esta foi a primeira exposição artística de Aline Brune, 5º semestre, ganhadora de Prêmio Aquisição com a instalação Impressões, que teve co-autoria de Jamile Araújo e Sérgio Mota. O roteiro é de Rafael Ribeiro, Iasmin Coni é a atriz e Ruy Dutra, o operador de Câmera.

Essa instalação consiste na exibição da animação Impressões, de 30", acompanhada de 90 dos 360 frames pintados que a compõem. A ideia foi permitida pelo processo da rotoscopia - técnica de animação utilizada, a partir da qual são feitas interferências pictóricas nos frames de uma filmagem de modelo vivo convertida em quadros, que, no caso de Impressões, foram pintados à mão.

No vídeo uma menina passa pela tela, longe de externar o seu pensamento e nos deixar participar dele, fluindo no líquido - pintura, deslizando na imagem – água, que se estende até o fim da animação. O resultado deste processo é uma realização visual que carrega consigo a possibilidade de percepção do movimento da animação, normalmente distante e até um tanto místico para o espectador, se formando entre as pinturas.

Outro trabalho premiado na XI Bienal do Recôncavo produzido por alunas do CAHL é o Vídeoarte A Bailarina dos Trilhos, desenvolvido por Nerize Portela e Lilian Ventura, estudantes do 5º semestre do curso de Artes Visuais. O vídeo teve a atuação de Nerize para a realização da performance sobre os trilhos e de Yasmin Vitório, filha de Miria Alves, também estudante da UFRB, que representa uma criança da atualidade que assistiu a um filme sobre a época na qual o trem tinha um forte significado no imaginário popular da cidade de Cachoeira.

No cenário desta cidade com arquitetura histórica e trilhos espalhados pelo chão de pedra o videoarte faz alusão à ideia do espetáculo. Uma vez que habitualmente um grande espetáculo de dança ou uma mostra de balé é idealizado num local entre quadro paredes ou espaços equipados com cenários elaborados. A partir do momento em que a bailarina é posta na rua e dança sobre os trilhos, ocorre a desmisticação do espetáculo como “um evento a parte do dia a dia”.

Outros alunos do curso de Artes Visuais também inscreveram trabalhos na XI Bienal do Recôncavo, são eles:

Aline Brune - Um canto (instalação interativa)

Zimaldo Melo - Desenho Aleatório (categoria Novas Experiências)

Gugui Martinez - Criaturas Híbridas II (categoria Desenho)

Amauri Freitas - Le infinite (categoria Vídeo-arte)

Flavia Pedroso e Renan Bozelli - Identidades Elementais (categoria Performance)

Lilian Ventura e Fabiana Hayashi - Portanto uma surpresa (categoria Vídeo-arte)

Prêmio Aquisição. Instalação Impressões.

Prêmio Instituto Sacatar - Residência Artística. Videoarte A Bailarina dos Trilhos.