Emoção marca comemoração de 30 anos de doutorado

Publicado: Quinta, 13 Dezembro 2012 10:13

Os professores do curso de Comunicação Social / Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Robério Marcelo Rodrigues Ribeiro e Sérgio Augusto Soares Mattos, foram homenageados no dia 7 de dezembro, na Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira, pelos 30 anos de doutoramento. Eles são os primeiros doutores da área de comunicação na Bahia e vêm, ao longo destas décadas, desempenhando um trabalho profissional e acadêmico de destaque não só no estado, mas com reconhecimento nacional.

Para a diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Georgina Gonçalves dos Santos, é uma honra para a universidade poder contar com a experiência e empenho destes dois grandes docentes.

De acordo com a secretária da direção, Juliana Araújo Dantas, que representou os servidores técnico-administrativos, a atuação experiente dos professores só tem contribuído com o crescimento da universidade. Emocionada, ela agradece a Robério pelos ensinamentos no início de suas atividades na UFRB.

Falando em nome dos professores do colegiado de comunicação, a professora Rachel Neuberger, no cerimonial, destacou as características complementares dos professores. “Sérgio Mattos, com o seu perfil pesquisador, muito nos dignifica com suas produções editoriais. Robério, com seu perfil extensionista, nos revela a importância do trabalho com a comunidade e nos faz redescobrir o mundo”, diz.

Em sua fala de agradecimento, o professor Sérgio Mattos relembrou momentos importantes da sua trajetória, destacando o mestrado e o doutorado, realizados nos Estados Unidos. “De toda maneira, não se pode deixar de lembrar que tenho mais de 45 anos de atuação no campo jornalístico”, comenta. Sem dúvida, a contribuição do professor vai além de sua formação; afinal, é por meio de suas publicações jornalísticas, acadêmicas e até poéticas que muitos conhecem, aprendem e se encantam com as letras, as palavras com sentido, sejam elas denotativas ou mesmo conotativas.

Robério Marcelo, agradecido pela homenagem, relembra pessoas importantes em sua vida, que lhe permitiram chegar a este patamar de reconhecimento. Por meio das atividades jornalísticas, tão expressivas quanto a do colega e amigo Sérgio, ou mesmo nos palcos dos teatros, o professor ensina por meio de vivências. Vivências como as viagens pelo Brasil ou mesmo pelo exterior que realiza anualmente com seus alunos e que ficam gravadas nas memórias de muitos dos profissionais que ajudou a formar.

Professores do curso de jornalismo reunidos para homenagear os colegas e amigos, Robério Marcelo e Sérgio Mattos.