Mostra Mulher promove durante o mês de março debates sobre o universo feminino

Publicado: Sexta, 08 Março 2013 16:17

Começou na tarde da última quarta-feira (07), o Mostra Mulher, que irá promover durante todo o mês de março, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), exibições de filmes que tenham as mulheres como protagonistas de mudanças sociais e culturais. Além dos filmes, são promovidos debates sobre as temáticas abordadas nos mesmos, tendo como convidados professores e estudantes estudiosos da área.

Na sua primeira edição, foi exibido o documentário O Silêncio das Inocentes que discute a questão da violência doméstica no Brasil. Construído a partir de depoimentos factuais de mulheres que sofreram agressão dos seus companheiros, o filme mostra os efeitos da Lei Maria da Penha, a importância das denúncias e os impasses políticos da luta contra a violência doméstica.

A mesa de discussão da primeira Mostra Mulher foi composta pelas professoras Ângela Figueiredo, doutora em Sociologia e por Georgina Santos, doutora em Sciences de L’education e diretora do CAHL. A mesa também contou com a discente Amanda Alves, contribuindo com seus estudos sobre a violência contra as mulheres.

O próximo filme a ser exibido será o Moolaadé, filme africano com coprodução europeias do diretor africano Ousmane Sembene, um dos pioneiros em cinema com a temática África. O filme vai discutir o ritual chamado clitoridectomia, em que crianças do sexo feminino têm seu clitóris retirado.

O filme relata a história de uma mulher que se negou fazer a clitoridectomia em sua filha e se tornou referência para outras meninas da sua comunidade, que também não queriam mais se submeter ao ritual. A partir dessa atitude, há uma transgressão de valores e da condição de ser mulher, trazendo para a cena uma mulher protagonista de transformações sociais.

Ainda sem convidados confirmados para próximo encontro, o Mostra Mulher será no dia 14 de março, às 16 horas, no auditório do CAHL. Até o final do mês acontecerão mais duas seções, sendo uma por semana.

Segundo Taís Machado, idealizadora do evento e discente do curso de Arte Visuais do CAHL, o Mostra Mulher é um espaço onde a questão da mulher será discutida, visando o aumento dos debates sobre gênero e raça dentro da universidade, buscando uma transformação lenta da realidade encontrada no nosso país.

Expediente:

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL