Grupo de Pesquisa em Arte, Audiovisual e Patrimônio promove palestra com diretor do MAM

Publicado: Quarta, 27 Março 2013 19:53

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio (GAAP) realizou nesta última quarta-feira (27) a palestra “Gestão Cultural, Museu e Arte Contemporânea” no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), com Marcelo Rezende – jornalista e atual diretor do Museu de Arte Moderna na Bahia. A missão do museu de se relacionar e interagir de alguma forma com a comunidade, bem como os desafios da execução foram os pontos principais da discussão.

A mesa foi composta inicialmente por Marcelo Rezende e após abertura para o debate, pelos professores proponentes do GAAP: Carlos Costa (Museologia), Carolina Fialho (Artes Visuais) e Tonico Portela (Artes Visuais). O evento, de caráter interdisciplinar, teve 134 inscritos através do site do curso de Artes Visuais (até o dia 26 de março) e presencialmente.

A importância do evento foi evidenciada por Kelvin Marinho, estudante do curso de Artes Visuais. Segundo ele, a palestra trouxe benefícios tanto para estudantes quanto pra comunidade. “É interessante para os estudantes saber sobre o funcionamento, processo de gerência e o contexto dos museus, que é o lugar que muitos possivelmente trabalharão depois de formados, assim como passar pra comunidade uma visão menos arcaica do que é o museu, que agora dialoga com a sociedade”.

Segundo Tonico Portela, o GAAP se fortalece através da ação de cada participante. “Os eventos do grupo acontecem pela iniciativa de um professor que o coloca como colaborador.” O grupo propõe o estudo, a pesquisa e a extensão entre Arte, Audiovisual e Patrimônio e busca estreitar as relações entre o universo das artes e a formação acadêmica dos alunos.

Marcelo Rezende (Foto: Mariana Souza)

Mesa completa com os professores Tonico Portela, Carolina Fialho e Carlos Costa (esquerda pra direita) (Foto: Mariana Souza)

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia