Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Resultados de pesquisa de iniciação científica foram apresentados no Seminário de Ressignificação de Imagens na Arte Brasileira

Publicado: Terça, 09 Abril 2013 09:44

O auditório da Fundação Hansen foi sede do Seminário de Ressignificação de Imagens na Arte Brasileira entre os dias 2 e 4 de abril. O evento, realizado pelo curso de Artes Visuais, apresentou os primeiros resultados da pesquisa de iniciação científica do projeto “Diálogos da arte brasileira com a história da arte”, associado à linha de pesquisa “História, Teoria, Crítica e Curadoria das Artes”, sob a orientação do professor Dilson Midlej.

O seminário teve como objetivo ampliar as possibilidades de reflexões e conhecimentos acerca do diálogo entre as manifestações das artes visuais atuais de artistas baianos e brasileiros com outras imagens e conteúdos da história da arte brasileira e internacional. Segundo Lucas Alves, discente de Artes e pesquisador, “nós, como alunos pesquisadores, temos o objetivo de identificar as discussões que envolvem o tema e também levantar iconografias de obras com casos de apropriações de outras produções artísticas existentes.”

O primeiro dia de evento, teve como tema a “Apropriação de imagens e história da arte”, com apresentação do professor Dilson Midlej sobre “Diálogos da arte brasileira com a história da arte” e em seguida, da aluna Geisa Lima dos Santos, sobre as “Ressignificações de Imagens na História da Arte”. A mediação foi feita pela professora Ludimila Brito. “Apropriações de imagens na Bahia e na arte popular brasileira” foi o tema no segundo dia do evento, que contou com a apresentação dos alunos: Romielle Evangelista, sobre “Ressignificação de imagens na arte baiana” e Lucas Alves, sobre “Ressignificação de imagens na arte popular brasileira”, com mediação do professor Tonico Portela. No terceiro dia, o tema foi a “Apropriação de imagens no Brasil, hibridismo e interdisciplinaridade”, com apresentação da aluna Deisiane Pereira sobre “Ressignificações de imagens, interdisciplinaridade e hibridismo nas artes visuais brasileiras”, mediada pela professora Valecia Ribeiro.

Segundo Tonico Portela, professor do curso, “o projeto é um marco dentro da universidade, uma vez que a pesquisa sobre a arte no Brasil é escassa”. O estudante Lucas afirma a importância da pesquisa. “Fico feliz em poder contribuir. Como meu plano está ligado à ressignificação de imagens na arte popular brasileira, também incluo os artistas da cidade de Cachoeira-Ba, levantando dados sobre produções populares em Cachoeira que tenham influências e apropriações de outras obras artísticas consagradas na história da arte”, disse.

Lucas Alves demonstra como a pesquisa repercute no seu processo de formação: “Percebo grandes mudanças depois que entrei no grupo de pesquisa. Comecei a compreender melhor sobre a metodologia da pesquisa científica, os cuidados e as responsabilidades a serem encarados no decorrer da investigação.”

 

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lélia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Marizângela Sá

registrado em:
Fim do conteúdo da página