Professora de História lança livro sobre a Ditadura

Publicado: Quinta, 11 Abril 2013 10:02

A Dra. Lucileide Costa Cardoso, ex-professora do curso de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lança nessa sexta-feira, 12, o livro “Criações da Memória: Defensores e Críticos da Ditadura”, publicado pela Editora da UFRB (EDUFRB), na Livraria Cultura, em Salvador, às 19h.

O livro é fruto da dissertação de mestrado da professora, apresentada em 1993 na PUC/SP, que sofreu algumas revisões e atualizações. Em 1994, a professora publicou um artigo na Revista Brasileira de História, intitulado “Construindo a Memória do Regime de 1964”, que significou um marco na historiografia sobre o Golpe e a Ditadura por tratar pela primeira vez do seu conteúdo memorialístico. Daí surgiu à vontade de publicar o trabalho completo. “Sempre fui instigada à publicação na íntegra do trabalho, mas o tempo passou e vários outros compromissos, inclusive a tese de doutorado e o trabalho docente absorveram de tal forma o meu tempo que só quando retornei à universidade pública em 2006, precisamente quando prestei concurso para professora de História Contemporânea na UFRB, onde permaneci até 2012, é que tive condições e incentivos para tomar coragem e publicar esse texto”, afirma a professora.

Ainda não surgiu oportunidade para apresentação do livro na UFRB, mas a professora espera que seja breve. “Espero, muito sinceramente, que o modesto livro agrade os estudiosos da ditadura e o público interessado nesse período, para que as versões constituídas do poder e do contrapoder possam ensinar as novas gerações o valor da democracia”, conclui Lucileide.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lélia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Marizângela Sá