Praça da Aclamação é palco de mostra de filmes e programas jornalísticos

Publicado: Sexta, 19 Abril 2013 05:51

“Expresso Recôncavo” é um produto do projeto de extensão “Redação Experimental para a TV” do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), coordenado pela professora Márcia Rocha, com apoio do técnico de audiovisual Ismael Dal Zott.

O projeto busca estabelecer um diálogo entre a Universidade e a comunidade, através de exibições regulares na Praça Aclamação, em Cachoeira, antecedendo as mostras de filmes do Cineclube Mario Gusmão, e pela internet . As matérias são sobre assuntos diversos e de interesse geral.

A primeira exibição aconteceu no dia 10 de abril e pautou diferentes perfis de mulheres cachoeiranas - a que trabalha fora, a engajada na política e a dona de casa, devido ao mês da mulher (março). No quadro “memórias e outras histórias”, contou sobre os transportes antigos de Cachoeira: o navio a vapor e o trem que transportava pessoas. Além disso, trouxe um pouco sobre o Cineclube Mário Gusmão e sobre o aniversário do poeta Castro Alves.

Na segunda edição, que aconteceu nesta última quarta-feira, dia 17 de abril, os assuntos abordados foram: a comemoração do mês da dança (abril) na quarta dos tambores, a coleta seletiva implantada pela UFRB em todos os centros, a oficina BEAM: biologia, eletrônica, arte e mecânica, ministrada na Universidade e que ensinou a produzir robôs sonoros alimentados pela energia solar, e ainda a futura implantação de uma livraria da Editora UFRB.

Para Marília Marques, aluna de jornalismo e participante do projeto, a iniciativa é inovadora e simula ao máximo uma rotina de redação de TV. “Nós ainda não tínhamos uma TV universitária. Na produção, nós fazemos todos os processos: discutimos as pautas, planejamos, gravamos e fazemos a edição.” Marília aponta ainda que o projeto é uma chance de exercitar o que se aprende nas disciplinas. “É muito difícil encontrar estágio na área de telejornalismo aqui no Recôncavo e o Expresso é uma forma da gente colocar os conhecimentos em prática”, diz.

Eduardo Oliveira, estudante de Cinema da UFRB, esteve presente na abertura do programa e afirma que o diálogo entre os cursos é um aspecto interessante. “O público, que costuma ser diferenciado, tem a oportunidade de interação”, comenta.

Apesar de ter sido realizado por duas semanas consecutivas, a intenção do programa é ser exibido mensalmente.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lélia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Marizângela Sá, Nayá Lobo